MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Ampliação do prazo de inscrição para Bolsa de Complementação Educacional

Terça-feira, 11 de abril de 2017

CPE DO CAMPUS DE DIVINÓPOLIS AMPLIA PRAZO DE  INSCRIÇÕES DE ESTUDANTES PARA BOLSA DE COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL ATÉ 18/04/2017.

 

O QUE É A BOLSA DE COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL: auxílio financeiro destinado a aluno de baixa condição socioeconômica para exercer atividades de Complementação Educacional.

 

OBJETIVOS: possibilitar aos estudantes de comprovada carência socioeconômica, suporte financeiro que garanta sua permanência na Instituição e ao mesmo tempo complementação de sua aprendizagem através do desenvolvimento de atividades relacionadas aos conhecimentos teóricos adquiridos no curso.

 

SELEÇÃO: a seleção será por critério socioeconômico dos alunos inscritos, nos respectivos projetos.

 

Projeto para o curso de Produção de Moda

 

Título do Projeto: Moda sem fronteira: vestindo crianças da África

Local de desenvolvimento das atividades: Laboratórios de Informática, de Tecnologia da Produção, de Modelagem e Corte Industrial.

Período previsto: abril de 2017 a janeiro de 2018

Orientador: Joanice Maria Barreto

Síntese das principais atividades desenvolvidas: levantamento bibliográfico sobre a história e a indumentária da África; pedido de doação de tecidos e aviamentos em confecções de Divinópolis; planejamento das peças a serem confeccionadas; confecção das peças de vestuário; envio das peças confeccionadas para África; elaboração dos relatórios parcial e final da pesquisa.

Turno de trabalho do bolsista: tarde

Pré-requisitos: estudantes matriculados e frequentes no 1º ou 2º ano Subsequente/Concomitância Externa.

Vagas: 01 (uma)

 

 

Título do Projeto: Monitoramento socioeconômico do Setor do Vestuário de Divinópolis

Local de desenvolvimento das atividades: Laboratório de Informática e sala da Coordenação do curso.

Orientador: Antônio Guimarães Campos

Síntese das principais atividades desenvolvidas: pesquisa de campo junto a fornecedores de matérias-primas; pesquisa de preços de artigos de vestuário em estabelecimentos comerciais de Divinópolis; acompanhamento dos indicadores do mercado de trabalho, do rendimento dos trabalhadores, da evolução das exportações do setor de vestuário e dos indicadores macroeconômicos; elaboração de releases mensais para divulgação junto a mídia local e para a comunidade acadêmica de Divinópolis; elaboração dos relatórios parcial e final da pesquisa; elaboração e envio de artigo científico para a participação em Congresso ou publicação em periódico.

Turno de trabalho do bolsista: tarde

Pré-requisitos: estudantes matriculados e frequentes no 1º ou 2º ano do ensino técnico Integrado ou Subsequente/Concomitância Externa.

Vagas: 01(uma).

 

Projeto para o curso de Eletromecânica e Mecatrônica

 

Título do Projeto: Fabricação de modelos didáticos em impressora 3D

Local de desenvolvimento das atividades: Laboratório de Eletrônica

Orientador: Wagner Custódio de Oliveira

Síntese das principais atividades desenvolvidas: pesquisar a forma e as dimensões das peças usadas no ensino de desenho e metrologia; projetar e desenhar os modelos didáticos pesquisados; selecionar o material adequado para a fabricação dos modelos didáticos; operar a impressora 3D; organizar os modelos fabricados em Kits e disponibilizá-los para os laboratórios de desenho e metrologia; cuidar da sua segurança, de terceiros e da conservação dos equipamentos dos laboratórios; elaboração dos relatórios parcial e final da pesquisa.

Turno de trabalho do bolsista: tarde

Pré-requisitos: estudantes matriculados e frequentes no 2º ou 3º ano.

Vagas: 01(uma).

 

Projeto para o curso de Eletromecânica e Informática

 

Título do Projeto: Desmistificando a Matemática

Local de desenvolvimento das atividades: Laboratório de Formação Geral, salas de aula e auditório/ginásio quando estiverem prontos.

Orientador: Emerson de Sousa Costa

Síntese das principais atividades desenvolvidas: estudo sobre os diversos temas da matemática; estudo de materiais disponíveis do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) OBMEP; criação de grupos de estudos relacionados aos temas escolhidos; apresentação de atividades para os alunos interessados nos temas ou grupos criados; auxílio no desenvolvimento de atividades do PIC – OBMEP com os alunos dos grupos; estudo do banco de questões da OBMEP com os alunos dos grupos; elaboração dos relatórios parcial e final da pesquisa.

Turno de trabalho do bolsista: tarde

Pré-requisitos: estudantes matriculados e frequentes no 2º ou 3º ano.

Vagas: 01(uma).

 

Projeto para o curso de Informática, Mecatrônica e Produção de Moda

 

Título do Projeto: Criação de um Clube de Debates na Unidade de Divinópolis do Cefet-MG

Local de desenvolvimento das atividades: salas de aula e auditório.

Orientador: Luiz Carlos Gonçalves

Síntese das principais atividades desenvolvidas: pesquisa sobre clubes de debates existentes no Brasil e no exterior; ajudar na elaboração das regras do clube de debate; consulta aos alunos acerca de propostas de temas para os debates; divulgação do projeto via cartazes, visitas às salas, whatsapp e redes sociais; reservar junto ao setor específico, espaços e datas para realização das palestras e das disputas do Clube de Debate; elaboração dos relatórios parcial e final do projeto.

Turno de trabalho do bolsista: manhã

Pré-requisitos: estudantes matriculados e frequentes no 2º ou 3º ano.

Vagas: 01(uma).

 

Projeto para o curso de Informática

 

Título do Projeto: Gerenciamento de atendimento na área de saúde do Programa Azimute Norte

Local de desenvolvimento das atividades: Laboratório de Informática e Laboratório de Pesquisa e de Desenvolvimento Profissional Docente.

Orientador: Helena Maria dos Santos

Síntese das principais atividades desenvolvidas: acompanhamento da enfermeira em todos os eventos que o Programa Azimute Norte participar; registro das ocorrências nos eventos; organização dos dados coletados; manutenção das mídias do Programa de Extensão com informações acerca da vertente trabalhada; apresentar relatório de atividades bimensal; propor e apresentar uma ferramenta eletrônica para registro dos dados da Vertente de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida; elaboração dos relatórios parcial e final do projeto.

Turno de trabalho do bolsista: tarde

Pré-requisitos: estudantes matriculados e frequentes no 2º ou 3º ano.

Vagas: 01(uma).

 

Projeto para o curso de Eletromecânica, Informática, Mecatrônica, Produção de Moda e Engenharia  Mecatrônica

 

Título do Projeto: Preservação da memória do campus Divinópolis

Local de desenvolvimento das atividades: Laboratório de Informática.

Orientador: Rosália Aparecida Santos Martins

Síntese das principais atividades desenvolvidas: estudo de bibliografia selecionada pelos orientadores; participação em eventos relacionados ao tema; registro de Eventos/Organização de Exposições diversificadas; busca de documentos/registros com pessoas do campus; ordenamento, identificação e acondicionamento de registros de todos os eventos fotografados por ele e os “garimpados” nas buscas; elaboração de diário de bordo acerca das atividades desenvolvidas, dos temas lidos e vivenciados; elaboração dos relatórios parcial e final do projeto.

Turno de trabalho do bolsista: tarde

Pré-requisitos: estudantes matriculados e frequentes nos cursos do campus Divinópolis.

Vagas: 01(uma).

 

Para se inscrever o estudante deve procurar a Coordenação de Política Estudantil- CPE/ Divinópolis na sala 110/111.