MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Programa Azimute Norte participa de Seminário Internacional

Quarta-feira, 5 de julho de 2017

O Programa Azimute Norte marcou presença no Seminário Water is Life, realizado nos dias 12 e 14 de junho, nas cidades de Belo Horizonte e Varginha, respectivamente. O evento coordenado pela professora de Biologia do Campus Varginha, Cristina Roscoe, surgiu de uma parceria entre o CEFET-MG e o Maurick College, da Holanda, juntamente com outras escolas de todo o mundo que realizam atividades e pesquisas relacionadas à preservação ambiental.

Os alunos Lucas Augusto Niess Soares Fonseca, do 3º ano de Informática, e Vinícius Almeida Gonçalves, do 5º período de Engenharia Mecatrônica, representaram o Programa no evento. Para Belo Horizonte, no dia 12 de junho, os alunos foram acompanhados pela professora de Biologia do campus Divinópolis, Cristiane Guimarães, que já viveu na Holanda no período do doutorado e colaborou com a preparação dos alunos para a apresentação. A professora Cristiane destacou que eventos dessa magnitude, que possuem como objetivo reunir diferentes atores sociais preocupados com as questões ambientais, promovem, além da evolução da consciência ecológica, uma imprescindível troca de conhecimento e interação entre participantes de diversos países. Vale destacar a importância do projeto desenvolvido pelo CEFET e apresentado, de forma brilhante, pelos alunos Lucas e Vinícius.

No dia 14 de junho, para Varginha, os alunos foram acompanhados pelo psicólogo da unidade, Pedro Eduardo Eduardo Chaltein de Almeida Ribeiro, e pelo coordenador do Pólo Varginha do Programa Azimute, professor Luiz Pinheiro da Guia. Nos dois dias do evento, os alunos apresentaram em inglês para dois alunos e um professor visitantes do Maurick College, além da comunidade local interessada do CEFET-MG.

O Programa de Extensão Azimute Norte, no contexto do Seminário Internacional, deu foco na Vertente Ambiental do programa. Essa vertente visa à preservação dos campos de prática esportiva da maneira em que se encontram na natureza, além de prezar pela conservação de matas e nascentes para que as pistas continuem existentes para próximas competições, ou até mesmo gerações. A vertente é coordenada pela professora Maria de Lourdes Couto Nogueira, que desenvolve pesquisas para a produção de materiais que serão utilizados pelos alunos na Vertente Competitiva com a finalidade de terem mais segurança no deslocamento nestes ambientes naturais.

Sobre sua apresentação, os alunos Lucas Niess e Vinicius Almeida destacaram que a experiência foi muito proveitosa, sendo que o Programa Azimute Norte se destacou no seminário devido à sua múltipla segmentação em diversas vertentes que, em conjunto, colaboram com o meio ambiente tanto no âmbito da vivência, quanto no âmbito da conscientização sustentável.

noticia2_1

noticia2_2