MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

PROJETO SOBRE JOGOS PARA O ENSINO DE LITERATURA É SELECIONADO PARA FEIRA INTERNACIONAL

Sexta-feira, 22 de setembro de 2017

O projeto Uso de Jogos como Atividades de Fixação e Revisão de Conteúdos de Literaturas de Língua Portuguesa, desenvolvido no Departamento de Formação Geral do campus Divinópolis do CEFET-MG está entre os quatro selecionados na INOVA MINAS FAPEMIG para participar da FINIT, Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia, que será realizada no EXPOMINAS, em Belo Horizonte, entre 31 de outubro e 05 de novembro deste 2017.

O projeto coordenado pelo professor de Língua Portuguesa, Literatura e Cultura, Rodrigo Alves esteve entre os 40 selecionados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) para ser apresentado na INOVA MINAS, evento que ocorreu no último final de semana no Circuito Praça da Liberdade (15, 16 e 17/09), na capital mineira.

“Já estávamos muito satisfeitos com a seleção do nosso projeto entre os quarenta que compuseram as exposições da INOVA MINAS e estar entre os quatro selecionados para a FINIT nos deixa ainda mais felizes”, afirma o professor Rodrigo. “Isso porque os critérios de seleção consideraram projetos mais conectados com as demandas de mercado e com alto potencial para serem transformados em produtos”, completa o docente, reconhecendo a importância do envolvimento de sua equipe de trabalho na construção e apresentação dos jogos que integram o projeto.

foto-rodrigo

 O bolsista BIC FAPEMIG Guilherme Gazzinelli; o coorientador do Projeto Orlando Enrico Liz; o bolsista BIC FAPEMIG Matheus Lara e o orientador do Projeto, Prof. Rodrigo Alves, durante a exposição no INOVA MINAS.

 

Além do professor, a equipe de trabalho do projeto Uso de Jogos como Atividades de Fixação e Revisão de Conteúdos de Literaturas de Língua Portuguesa, conta, hoje, com o coorientador Orlando Enrico Liz (que é ex-aluno do CEFET-MG campus Divinópolis e atualmente estuda Ciência da Computação na UFMG), com os bolsistas FAPEMIG Guilherme Gazzinelli e Matheus Lara (alunos do curso de graduação em Eng. Mecatrônica) e com os voluntários Laura Santos, Lucas Niess e Mário Kern (alunos do último ano do Curso Técnico em Informática).

foto-rodrigo-2

Os alunos voluntários do projeto – Laura Santos, Lucas Niess e Mário Kern, estudantes do curso técnico em informática – mostram o aplicativo TURVO, um jogo da memória sobre a poesia de Ferreira Gullar desenvolvido para aparelhos celulares]

A seleção para participar da FINIT significa que o projeto desenvolvido no campus Divinópolis vai receber mentoria de empresas especializadas não só para melhorar a apresentação do projeto e de seus produtos finais, mas também para atrair investidores. “Esperamos, com mais essa oportunidade de divulgação do projeto, alcançar nosso objetivo final de construção de um kit de jogos a ser distribuído para professores de Língua Portuguesa que trabalham com a leitura literária no ensino médio, principalmente de escolas públicas”, finaliza o professor Rodrigo Alves.

Assista ao PITCH do projeto: https://www.youtube.com/watch?v=FXNYbZYOggk

Veja aqui uma matéria publicada no site do MEC sobre o projeto: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=54791