CEFET-MG

Inclusão no CEFET-MG: Programa de Extensão Azimute Norte realizará no campus Araxá a primeira atividade de Esporte Orientação para cadeirantes

Quinta-feira, 5 de outubro de 2017

simbolo-pre-oA lei 12.711/12 que estabelece cotas para o Ensino Superior foi alterada  em 2016  instituindo cotas para pessoas com deficiências nas instituições federais de ensino superior. Neste propósito o Programa de Extensão Azimute Norte prepara e no próximo sábado, dia 07 de outubro será realizada no campus de Araxá,  a primeira atividade de Orientação Pre-O -Orientação de Precisão. Esta  modalidade de Orientação vem sendo realizada no Brasil com o objetivo de incluir pessoas com deficiência física na prática do Esporte Orientação. Com o apoio da direção do campus, a atividade está sendo coordenada em Araxá pelos professores: Sérgio Cardoso Barcelos ( Educação Física) e Birgit Yara Frey Riffel (Física) e organizada pela equipe do Programa de Extensão Azimute Norte de Divinópolis.

De acordo com a profa. Nádia Cristina da Silva Mello, coordenadora do Programa de Extensão, a Orientação de Precisão (Pre-O) é uma variante da modalidade pedestre de Orientação, em que os praticantes resolvem problemas sobre a localização geográfica dos prismas em elementos do terreno. É chamada de precisão porque o praticante, ao chegar em um ponto de observação com o mapa e a bússola, ele precisamente deve definir qual dos prismas alocados no terreno correspondem  ao que está marcado no mapa. A coordenadora realizou um curso desta modalidade Pre –O nos dias 20 a 23 de junho de 2017. O curso foi  ministrado no Brasil na cidade de Casimiro de Abreu-RJ  pelo orientista português Joaquim Margarido, que é representante da Federação Internacional de Orientação (http://orienteering.org/) .

foto-preo

Joaquim Margarido explicou que a Orientação Pre-O é uma  modalidade do Esporte Orientação que na Europa é uma vertente da modalidade Trail – O, e que pode ser realizada por todos, mas permite que o deficiente físico também participe.No curso,  Joaquim Margarido também apresentou outra modalidade que é a Orientação Adaptada, destinada a pessoas com deficiência intelectual. A equipe do Programa Azimute Norte escolheu o campus Araxá para realizar a primeira atividade de orientação Pre-O em função da topografia daquele campus ser mais favorável para esta prática.


divulgacao_araxa