MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

1º Seminário de Moda, Gestão e Design (SEMGED) começa segunda-feira no CEFET-MG, Campus Divinópolis

Segunda-feira, 20 de novembro de 2017

 imagem-semged

1º Seminário de Moda, Gestão e Design (SEMGED) começa segunda-feira no CEFET-MG, Campus Divinópolis

O 1º Seminário de Moda, Gestão e Design (SEMGED) é um evento gratuito organizado pelo Grupo de Pesquisa NUPEVEM (Núcleo de Pesquisa em Vestuário e Moda) e pela Coordenação do Curso Técnico em Produção de Moda do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG. É a primeira edição do evento que ocorrerá no período de 20 a 22 de novembro de 2017, no CEFET-MG / Campus Divinópolis. A realização desse evento conta com o apoio da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC/CEFET-MG).

O objetivo do SEMGED é criar um espaço interdisciplinar de diálogos acadêmicos a partir de debates científicos, tecnológicos, culturais e artísticos, bem como fazer a interação eseminario-de-moda-foto-3ntre ensino, pesquisa e extensão.

Essa primeira edição do evento será dedicada às questões relacionadas ao design, à moda, à gestão e à sustentabilidade, apontando novas alternativas para o desenvolvimento regional.

O Seminário contará com palestras, mesas-redondas, exposições de trabalhos, grupos de trabalho (GTs) e desfile de trabalhos de conclusão do curso técnico de Produção de Moda do CEFET- Campus Divinópolis. Os GTs se dividem em Moda e Design; Processos Criativos e Inovação em Design de Moda; Processos Produtivos e Tecnologia em Moda; Modelagem, Desenvolvimento e Interpretação da Forma; Gestão, Cultura e Consumo de Moda; Sustentabilidade e Moda.

No primeiro dia, 20 de novembro, acontecerá abertura oficial com representantes de várias instituições de ensino da região de Divinópolis, sindicatos e da ONG Lixo e Cidadania; e lançamento do livro “O lixo do luxo: um modelo para o tratamento dos resíduos têxteis de polos industriais de confecção” da professora Maria Concebida Pereira do IFSULDEMINAS. Na sequência, a conferência de abertura com a temática “Slow Fashion e Sustentabilidade no segmento de confecção de vestuário contemporâneo” com a diretora do Museu da Moda de Belo Horizonte, Carolina Miranda Bicalho. No hall da instituição, terão exposições dos projetos da ONG Lixo & Cidadania, do Curso técnico de Produção de Moda do CEFET, do curso bacharel em Moda da FACED – Faculdade Divinópolis e da designer de moda Janete Costa.seminario-de-moda-foto-2

No segundo dia, 21 de novembro, às 14h, a mesa redonda no auditório do CEFET- Campus Divinópolis terá a presença da coordenadora do curso bacharel em Moda da FACED, Cristiane Victer, da professora dos cursos de comunicação do Pitágoras, Clícia Machado, do professor do curso de moda da FACED e do curso de produção de moda do CEFET – MG, Rodrigo Bessa e da empresária da marca Arabesco, Iara Alves Pereira. O debate tem como temática “Moda, Design e Gestão: os desafios contemporâneos do setor confeccionista de Divinópolis e o desenvolvimento regional”, que terá como mediador o coordenador do Curso Técnico de Produção de Moda do CEFET- MG, Prof. Antônio Guimarães Campos. À noite, a partir das 19h, serão apresentados os artigos, resumos e pôsteres referentes aos grupos de trabalho.

No terceiro dia, 22 de novembro, às 19h, serão premiados os melhores trabalhos e também acontecerá o desfile dos trabalhos de conclusão dos alunos do Curso Técnico de Produção de Moda no Ginásio do CEFET-MG, Campus Divinópolis.

O 1º Seminário de Moda, Gestão e Design (SEMGED) será realizado pelo Grupo de Pesquisa NUPEVEM (Núcleo de Pesquisa em Vestuário e Moda) através da instituição promotora CEFET-MG, da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC/ CEFET – MG) e da Coordenação do Curso Técnico em Produção de Moda (CEFET- MG).


seminario-de-moda-foto-1