MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Exposição de trabalho no CEFET-MG – Campus Divinópolis – Construção de Figurinos com referência na indumentária da Grécia Antiga

Terça-feira, 21 de maio de 2019

Construção de Figurinos com referência na indumentária da Grécia Antiga

Para produzir os trajes na Grécia Antiga, a sociedade daquele período contava com poucos recursos e materiais, e mesmo diante dessa realidade, os gregos foram os responsáveis em elaborar os drapeados na vestimenta. Essa técnica que evoluiu no último século e passou a ser usada principalmente na França com o nome de moulage e na Inglaterra como draping, corresponde em um procedimento de modelagem baseado em drapeados e diversos outros processos feitos diretamente sobre o manequim, de acordo com o modelo, medidas e padrões do cliente.

Nesta exposição, a turma do primeiro período do curso Bacharelado em Design de Moda, construíram estruturas sobre manequins com referências na Indumentária da Grega Antiga. O professor da disciplina “História da Arte e do Design”, Rodrigo Bessa, propôs como desafio o uso apenas de tecido, agulha, linha e tesoura.

A proposta da exposição é apresentar os resultados do trabalho que dialoga com a teoria, e levar a reflexão sobre as dificuldades de como as roupas eram produzidas na Grécia Antiga, e mesmo diante das limitações, os gregos contribuíram para a história da indumentária, e os seus trajes continuam sendo referências nos processos criativos e produtivos do design de moda.

DSC_3364


 

Rodrigo Bessa

Coordenador do Curso Bacharelado em Design de Moda
Professor do Curso técnico de Produção de Moda