MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Pesquisas de novos conceitos de Uniformes

Terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Estudantes do 2° período do curso bacharelado em Design de Moda realizaram pesquisas, criaram uniformes e apresentaram os resultados no 3º Seminário de Moda, Gestão e Design

O 3º Seminário de Moda, Gestão e Design (SEMGED) é um evento gratuito organizado pelo Grupo de Pesquisa NUPEVEM (Núcleo de Pesquisa em Vestuário e Moda), e pelas Coordenações dos Cursos Técnico em Produção de Moda e Bacharelado em Design de Moda do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). O objetivo do SEMGED é criar um espaço interdisciplinar de diálogos acadêmicos a partir de debates científicos, tecnológicos, culturais e artísticos, bem como fazer a interação entre ensino, pesquisa e extensão.

A terceira edição do evento ocorreu no período de 29 a 22 de novembro de 2019, no CEFET-MG / Campus Divinópolis. Sendo que no 2° dia do SEMGED aconteceram nos dois auditórios as apresentações dos grupos de trabalhos, onde os discentes do curso bacharelado em Design de Moda tiveram espaços para expor os seus trabalhos de pesquisas de novos conceitos de uniformes.

Para a criação de novos conceitos de uniformes, o trabalho interdisciplinar foi dividido em grupos durante o ano letivo de 2019. Cada grupo de alunos teve que escolher uma área profissional por meio de pesquisas realizadas nas disciplinas de “Sociologia” e “Psicologia Aplicada às Organizações”. Depois, os discentes criaram painéis imagéticos na disciplina de “Laboratório de Criatividade” e definiram os tecidos, aviamentos e complementos que atendessem às necessidades do dia a dia dos profissionais pesquisados no mercado de trabalho, conforme as orientações da disciplina de “Tecnologia de Materiais Têxteis”. Na sequência,  eles desenharam esboços e fizeram os desenhos técnicos nas fichas técnicas no decorrer das disciplinas de “Desenho Técnico de Moda” e “Ilustração de Moda”, com auxílio da professora da disciplina de “Ergonomia Aplicada à Moda”. Com as representações de uniformes na ficha técnica, cada grupo teve que modelar na disciplina de “Modelagem Industrial II” e confeccionar os protótipos na disciplina de “Tecnologia da Produção II”. Após os novos uniformes finalizados, os estudantes elaboraram os posts e submeteram para exposição no 3º Seminário de Moda, Gestão e Design (SEMGED) e apresentações no Grupo de Trabalho 1 : GT1 – Criatividade, Design e Moda.

ACD_1598

Confira os links dos Posts das pesquisas dos novos uniformes realizadas pelos discentes do curso bacharelado em Design de Moda apresentados no 3º Seminário de Moda, Gestão e Design (SEMGED)

banner mecanico-convertido

Banner personal trainner

Banner Uniforme Gari (1)

enfermagem p-convertido

PROJETO INTERDISCIPLINAR UNIFORME DE SEGURANÇA OFICIAL]

SEMGED BANNER GARÇOM