MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET DIVINÓPOLIS E UFSJ/CAMPUS DONA LINDU: parceria no combate e prevenção à pandemia do COVID-19

Sábado, 4 de abril de 2020

Campus Divinópolis do CEFET-MG desenvolve componente mecânico que auxilia no aumento da produção de álcool etílico hidratado 70º INPM, junto a UFSJ/Campus Dona Lindu.

A UFSJ / Campus Dona Lindu vem produzindo, desde o início da pandemia do COVID-19, o álcool em gel, produto que tem sido um dos desinfetantes mais utilizados pelo setor de saúde nessa conjuntura acometida pela disseminação do Corona Vírus. Toda produção é doada, exclusivamente, às instituições de saúde, como hospitais púbicos, Corpo de Bombeiros, SAMU e Prontos Socorros de Divinópolis e Região. A parceria entre o CEFET e a Universidade surgiu da necessidade de atender à crescente demanda pela produção da substância, que já se encontra insuficiente no mercado.

O engenheiro eletricista Matheus Teixeira, servidor do CEFET Divinópolis, em pesquisa conjunta com o professor Renê Couto, docente responsável pelo laboratório de química da UFSJ, desenvolveu um componente mecânico, que foi imediatamente integrado ao sistema responsável pela produção do álcool em gel. A ação contou também com outros colaboradores: laboratoristas e professores de ambas instituições. Estima-se que com o auxílio deste dispositivo, a produção do álcool em gel passe de 40 para 100 litros/dia, o que representará um aumento expressivo na quantidade do produto, que será destinado ao atendimento dos serviços de saúde.

 UFSJ 2