MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Nota de esclarecimento sobre o início do 2º semestre letivo de 2020 no CEFET-MG/Campus Divinópolis

Terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Prezados servidores e alunos,

Prezados pais ou responsáveis por nossos alunos,

O CEFET-MG Campus Divinópolis inicia neste 6 de janeiro de 2021 as atividades acadêmicas referentes ao segundo semestre de 2020, que se estenderá até o dia 24 de abril, quando termina o Ano Escolar 2020.

Considerando o cenário atual da pandemia de COVID-19 no país, bem como visando a preservação da vida e da saúde de todos os membros do CEFET-MG, não é possível vislumbrar a possibilidade de retorno das aulas presenciais neste semestre letivo. Sendo assim, todas as atividades do CEFET-MG continuarão sendo realizadas de maneira remota.

Para iniciar o semestre letivo, teremos algumas atividades de acolhimento que acontecerão do dia 06/01 a 08/01. A programação destas atividades está disponível em:

http://www.divinopolis.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/8/2021/01/Acolhimento-2020-02-1.pdf

Muitos pais, alunos e servidores tem procurado informações sobre um possível retorno presencial do CEFET-MG. Sobre isto, cabe algumas informações: O CEFET-MG constituiu um Grupo de Trabalho (GT) de Prevenção à COVID-19, responsável por propor, acompanhar e executar ações de modo a reduzir os riscos sanitários no retorno às atividades presenciais. Tal grupo possui quatro grandes frentes de ações e trabalho: biossegurança, compras, comunicação e infraestrutura.

Este GT publicou um documento completo para a comunidade, intitulado ” Manual de Biossegurança: Orientação escolar e orientações gerais para o enfrentamento da COVID 19 no CEFET-MG”, disponível em: http://www.cefetmg.br/wp-content/uploads/2020/10/Manual-Biosseguranca-CEFETMG-2020.pdf.

O documento, que está dividido em quatro partes, tem por objetivo disponibilizar informações de maneira acessível para a comunidade acadêmica, destacando a comunicação sobre o novo coronavírus e a implementação de boas práticas que possam contribuir para a promoção da saúde e a prevenção da doença nos campi da Instituição. Outrossim, busca contribuir com a tomada de decisões pela gestão, pelos trabalhadores e pela comunidade.

A partir deste manual, todos os setores da Instituição poderão elaborar suas condutas de maneira mais técnica e com respaldo científico, pensando em um retorno presencial no futuro.

Atualmente, o Grupo de Trabalho finaliza um novo documento com diretrizes para o retorno presencial de atividades não adaptáveis ao modo remoto. O retorno destas atividades está condicionado à conclusão de toda infraestruturação planejada. Neste documento estão inclusas outras orientações e condutas para uma volta com riscos reduzidos, quando autorizado pelas autoridades sanitárias locais e, sugestões de fases a serem seguidas pela comunidade.

Por fim, esta instituição está atenta aos protocolos de biossegurança e garantirá, assim que possível, o retorno presencial seguro, em conformidade com as normas e orientações das autoridades sanitárias locais.

Certos de que juntos conseguiremos superar as dificuldades e construir os caminhos que nos conduzirão a dias melhores, desejamos a todos saúde, serenidade e um bom retorno as atividades letivas.

 Divinópolis, 5 de janeiro de 2021.

 

Diretoria do CEFET-MG

Campus Divinópolis