MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Departamento de Formação Geral oferta o Curso de Integrais – Inscrições Abertas

Quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

O Departamento de Formação Geral ofertará na modalidade Ead o Curso de Integrais para alunos de graduação de instituições de Divinópolis e municípios limítrofes. O objetivo principal do curso de extensão é minimizar, na comunidade local, lacunas de aprendizagens no conteúdo de Integrais no contexto do ensino remoto. As inscrições estão abertas até as 23h59min do dia 20 de janeiro e devem ser feitas através do link:

 https://forms.gle/vN5vQbBdJtS9pQZn9

 Público Alvo:O público alvo são alunos de cursos superiores de instituições de Divinópolis e municípios limítrofes que já cursaram a disciplina de Cálculo I, mas desejam ou necessitam reforçar e aprofundar no conteúdo de Integrais.

Período de Realização: 20 de janeiro a 24 de março

Carga Horária: 32 horas

Vagas:120 vagas. Prioridade de inscrição para alunos que concluíram o curso de Cálculo I ou equivalente no prazo de 6 meses.

 Modalidade: Ead

 Plataforma: Microsoft Teams

Horários dos encontros síncronos: Quartas-Feiras às de 15h:50min às 17h:30min

Professores Executores: Prof. Guilherme Barbosa (coordenador), Prof. Bruno Rosa, Prof. Miguel Guerra e Prof. André Luís Carvalho.

Professor Apoiador:Prof. Emerson de Sousa Costa

Certificação: Os participantes eu cumprirem as atividades receberão certificado com carga horária de 32 horas.

 

ResumoO contexto da pandemia do Covid-19 trouxe grandes desafios para educação no ensino superior. Uma delas foi a implantação de ensinos remotos em cursos que, originalmente, são presenciais. Nos cursos de Cálculo os desafios parecem ser ainda maiores, pois os alunos ingressam no ensino superior sem o domínio de conteúdos matemáticos do Ensino Médio, o que já gera grande dificuldade de aprendizagem, desconsiderando o contexto da pandemia. Como estamos vivendo uma situação sem precedentes, pouco se sabe sobre as consequências dos ensinos remotos sobre a formação dos alunos. Relatos de estudantes das disciplinas de Cálculo mostram preocupação com a qualidade de suas aprendizagens. Além disso, os professores das disciplinas relatam dificuldades com o cumprimento das ementas. Isto sinaliza que grandes lacunas de aprendizagem podem ser geradas prejudicando todo o progresso dos alunos de cursos de exatas. O conteúdo de Integrais tende a ser o mais prejudicado nesse contexto, pois é tradicionalmente o último da sequência didática do curso de Cálculo I. Ele é extremamente importante para que o aluno possa compreender ideias de disciplinas sequentes  nas áreas de Matemática, Física e Engenharia. Com o objetivo minimizar lacunas de aprendizagens no conteúdo de Integrais no contexto do ensino remoto é proposto nessa ação o Curso de Integrais. O público alvo são alunos de cursos superiores de instituições de Divinópolis e municípios limítrofes que já cursaram a disciplina de Cálculo I, mas desejam ou necessitam reforçar e aprofundar no conteúdo de Integrais. A programação é composta por conceitos, técnicas e aplicações relacionados com Integrais Indefinidas e Integrais Definidas. Espera-se que a ação possa, principalmente, reduzir os impactos negativos dos ensinos remotos nos cursos de Cálculo na comunidade local.