CEFET-MG

BIC-JR – PIBIT – PIBIC

Começam dia 14 de maio as inscrições de projetos para o programa de iniciação científica voltado a alunos do técnico, o Bic-Jr. Nesta primeira fase apenas professores devem se inscrever. O edital da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) oferece 180 bolsas em convênio com a CNPq.

Cada professor-orientador pode ter sob sua orientação até dois bolsistas, seja no mesmo projeto ou em projetos distintos. A inscrição dos professores será feita exclusivamente no Portal do DPPG, no aplicativo Guichê Eletrônico. Também já foram divulgados no Portal do DPPG os editais para a iniciação científica da Graduação (PIBIT e PIBIC).
Podem se candidatar a orientadores professores efetivos do Cefet-MG previamente cadastrados na Plataforma Lattes do CNPq. Não podem participar professores com pendências com editais de edições anteriores do programa, docentes afastados por qualquer motivo. Para mais orientações sobre a estrutura do projeto de pesquisa e do plano de trabalho clique aqui e leia o edital na íntegra.

Alunos – Já a inscrição de alunos será feita pessoalmente de 11 a 13 de junho, conforme especificações a serem divulgadas pela Comissão Local de cada câmpus. O projeto pode ser aproveitado para efeito de cumprimento de estágio supervisionado, a critério do coordenador do curso a que pertence. O valor mensal da bolsa – pago apenas aos alunos – é de R$ 200,00. Cada câmpus deverá compor uma comissão local para orientar o processo de seleção. O aluno interessado em participar não pode acumular bolsas e nem ter vínculos empregatícios de qualquer natureza durante a vigência da bolsa. É permitido no entanto o acúmulo da Bolsa Bic-Jr com outras de natureza exclusivamente assistencial, como Bolsa família e Bolsa Permanência do Cefet-MG. Para ver o edital na íntegra, clique aqui.

Cronograma
Inscrição de propostas
Inscrição de proposta (projetos e resumos para divulgação) – de 14/05 a 30/05
Divulgação das propostas homologadas – 05/06
Resultado das propostas classificadas – 14/06
Interposição de recurso – 14/06
Resultado do julgamento do recurso- 18/06
Resultado final das propostas classificadas – 18/06
Entrega de relatório parcial e documentação do bolsista (para o caso de renovações) – 18/06 a 21/06

Inscrição de alunos
Inscrição de alunos – 11/06 a 13/06
Resultado da pré-seleção – 20/06
Inscrição de alunos pré-selecionados para entrevistas (até 2 projetos por aluno) – 21/06 e 22/06

Entrevistas
Entrevista de orientadores com alunos candidatos – 27/06 a 29/06
Envio da lista de classificação dos alunos classificados à DPPG – 02/07

Resultado Final
Resultado final de projetos selecionados e seus bolsistas – 05/07

Implementação das bolsas
Envio da documentação dos orientadores (Formulário Fapemig) e dos bolsistas selecionados – até 13/07
Início da vigência da bolsa – 01/08/12