CEFET-MG

Apresentação do curso

A Engenharia Mecatrônica integra as áreas de Mecânica, Eletrônica, Controle e Computação, buscando a aplicação de tecnologias de ponta em processos industriais e em produtos mecânicos/ Eletromecânicos. Isso é feito tanto para novos processos e produtos, quanto para a melhoria daqueles existentes. São exemplos de sistemas mecatrônicos: Robôs, veículos autoguiados, máquinas controladas por computador, linhas de produção automatizadas, etc. O curso de graduação em Engenharia Mecatrônica teve seu início 2008.

Objetivo do Curso

O curso de Engenharia Mecatrônica visa formar engenheiros que tenham habilitação e capacitação técnica para desenvolverem trabalhos relacionados à automação e que também estejam preparados e habilitados para desempenhar funções de integração em todos os níveis. O curso propicia uma visão ampla dos processos mecânicos e das técnicas de controle e automação destes processos, especialmente aqueles de natureza eletromecânica.

O Profissional

O profissional estará apto a executar funções pertinentes à área de processos eletromecânicos, controle e de automação de sistemas, manutenção de instalações e equipamentos mecânicos. Poderá planejar, executar e avaliar projetos mecânicos e de automação. Irá realizar a modelagem, análise e otimização de processos e de sistemas produtivos. Será capaz de implementar e administrar sistemas de automação integrada; desenvolver e coordenar estudos de viabilidade técnico-financeira e, ainda, implantar e gerenciar programas e sistemas de qualidade.

Campo de Atuação

O profissional estará apto a atuar em áreas das Engenharias Mecânica e Eletrônica. Por isso, diversas indústrias, como a automobilística, de aviação, petroquímica, de máquinas e equipamentos, de transformação de materiais, contratam este profissional para desenvolver projetos de automação e robótica.

O Engenheiro Mecatrônico terá autonomia suficiente para exercer as seguintes atividades:

  • Projeto, implementação, supervisão e manutenção de sistemas de automação em empresas de diversas áreas, em especial das áreas metal-mecânica, siderúrgica e eletroeletrônica, que automatizem seus processos produtivos.
  • Atividades empreendedoras, desenvolvendo soluções em automação para o setor industrial, pela consultoria, projetos ou representação de produtos para automação.
  • Pesquisa em áreas específicas da automação de processos produtivos, instrumentalizando-se em cursos de pós-graduação.

 

Turno
Diurno

Duração
5 anos

Vagas
36 vagas anuais

Unidade

Divinópolis

Documentos importantes – Clique aqui.