CEFET-MG

Dispensa de Disciplinas

Para iniciar o processo segue o conjunto de passos:

  1. Ter em mãos o histórico traduzido juramentado e as ementas e planos de ensino originais da instituição de origem (pode pegar online).
  1. Entrar no seguinte link  Disciplinas  e verificar quais disciplinas você acredita ser possível aproveitar como obrigatória (A carga horária tem que ser equivalente e ementa tem que ser no mínimo 80% equivalente à da disciplina a ser dispensada) .
  1. Após essa análise, construir um quadro com o objetivo de nos orientar sobre sua pretensão. O modelo deste quadro poderá ser acessado (aqui).
    1. Quando for solicitar dispensa de alguma disciplina obrigatória coloque o nome da mesma na primeira coluna e na segunda coluna o nome da disciplina cursada no exterior. Caso exista alguma observação, coloque na terceira coluna.
    1. Disciplinas cursadas que não cumpram os requisitos citados na etapa 2 podem ser aproveitadas em disciplinas optativas que serão criadas.
    1. O nome da disciplina optativa a ser criada deverá respeitar o seguinte layout: Tópicos Especiais em [nome do eixo]: [nome da disciplina traduzida] – Mobilidade Acadêmica. Para encontrar qual eixo será utilizado para compor o nome consulte o seguinte link: Grade Curricular 
    1. Respeite estritamente a formatação e modelo enviado.
  1. Desenvolver os planos de curso das disciplinas optativas a serem criadas de acordo com o modelo que segue (aqui).
    1. Adeque todos os campos de acordo com o plano original da disciplina cursada no exterior.
    2. Respeite estritamente a formatação e modelo enviado.
  1. Abra um requerimento na coordenação solicitando dispensa de disciplina. Modelo (Requerimento).
    1. Anexe o quadro desenvolvido, o histórico traduzido juramentado, os planos de curso originais da instituição de origem e os planos de cursos traduzidos e desenvolvidos de acordo com o modelo.
  1. Envie os arquivos preenchidos eletronicamente ao(s) professor(es) responsável(is) pela avaliação do pedido de dispensa/criação de disciplinas.
  1. Aguardar o julgamento do processo pela comissão definida pelo Coordenação do Curso.