Apresentação
A Brigada de Incêndio/Emergência, que deve existir continuamente na instituição, representa importante mecanismo interno de prevenção de riscos de acidentes e incêndio. Atua em procedimentos básicos de emergência, sendo uma “ponte mais estreita” com o Corpo de Bombeiros, em casos nos quais seja necessário o seu acionamento.
É composta por uma equipe de colaboradores locais treinados periodicamente para atuarem quando for necessário*.
A existência de uma Brigada de Emergência, além disso, é um dos requisitos para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), o qual é exigido para a completa regularidade do Campus perante o Estado e Município.**
São atribuições da Brigada, conforme a Instrução Técnica n.º 12*** do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais:
Ações de prevenção;
- Ações e procedimentos básicos de emergência;
- Realizações de reuniões ordinárias mensais;
- Reuniões extraordinárias;
- Realização de exercícios simulados;
- Procedimentos complementares de identificação, comunicação e avaliação de suas atividades.
*Clique aqui e acesse o quadro atual de Brigadistas do Campus, com sua localização e telefone de contato.
**Acesse a Lei Estadual n.º 14.130, de 19/12/2001 e o Decreto Estadual nº 44.270, de 01/04/2006.
***Acesse a IT nº 12 clicando aqui.