CEFET-MG

Objetivos

Objetivo

O objetivo dos trabalhos de Auditoria Interna é o de assessorar a Administração no desempenho eficiente de suas funções, corroborando com análises, avaliações, recomendações e comentários sobre atividades auditadas, proporcionando desta forma, uma visão geral sobre diversos aspectos da Instituição.

Trabalhos Desenvolvidos

Os trabalhos desenvolvidos pela Auditoria Interna objetivam, em última instância, a adequação da gestão de riscos operacionais, dos controles internos administrativos e do processo de governança corporativa, proporcionando uma razoável garantia de que funcionem de acordo com o planejado.

Área de Atuação

A área de atuação da Auditoria Interna abrange todas as unidades organizacionais do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Da Organização

A Auditoria Interna tem a seguinte estrutura funcional:

Auditor Interno;

Corpo Técnico de auditores, que será composto por servidores, na forma da lei.

Secretaria Administrativa

Compete ao Auditor Interno

I – Coordenar, orientar e supervisionar as atividades de auditoria no âmbito da Instituição;

II – Propor atividades e elaborar projetos a serem desenvolvidos pela Auditoria;

III – Identificar as necessidades de treinamento do pessoal pertencente à Auditoria e encaminhar a demanda aos órgãos competentes, para a devida qualificação;

IV – Assessorar quando solicitado, a Diretoria Geral, fornecendo informações e subsídios para a tomada de decisões;

V – Pronunciar-se sobre questões relativas à aplicação de normas,à instruções de procedimentos e a qualquer outro assunto no âmbito de sua competência ou atribuição;

VI – Tratar de outros assuntos de interesse do controle interno, quando solicitado.

Disposições Finais

A Auditoria Interna, tem poder para exercer suas atividades com independência e imparcialidade, assegurando o devido sigilo.

O Auditor Interno, quando da realização de trabalhos, cujos assuntos estejam fora de sua especialidade, poderá, a seu juízo, solicitar apoio de servidor habilitado na área, com a finalidade de emitir parecer sobre a matéria, ( no prazo estipulado ) para subsidiar o Relatório de Auditoria. Os resultados das auditorias realizadas serão condensados em Relatório Conclusivo, que constituirá o documento final da matéria auditada.