MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Biblioteca “Professor Antônio Nogueira Gontijo”

Sistema da Biblioteca, acesse aqui.

A Biblioteca “Professor Antônio Nogueira Gontijo” Unidade CEFET-MG – Divinópolis permite, aos seus usuários, o livre acesso ao seu acervo. Disponibiliza também o acesso a bases de dados  que  podem ser consultadas via Web.

1 – Os Usuários

a) Alunos regularmente matriculados nos cursos de: Cursos de Ensino Médio Técnicos e Graduação nas modalidades presencial e à distância;

b) Docentes efetivos e substitutos;

c) Técnicos administrativos ativos e aposentados;

d) Funcionários terceirizados e estagiários;

e) Alunos intercambistas

1.1 – Cadastramento de Usuários no Sistema Sophia

a) Os dados cadastrais dos alunos migrarão automaticamente para o Sistema Sophia via  Sistema Acadêmico do Registro Escolar.

b) Os dados dos docentes, técnicos administrativos, terceirizados, alunos intercambistas e alunos EAD serão cadastrados no balcão de atendimento;

1.2 – Documento exigido pela Biblioteca para realizar empréstimos aos usuários:

Cartão de Identificação Permanente – CIP (Crachá), expedido pela Prefeitura do CEFET-MG, quando do ingresso do usuário  na Instituição;

2 – Os empréstimos

Não é permitido o empréstimo de obras aos usuários, antes de seu cadastramento ter sido efetivado no Sistema Sophia e nem sem a apresentação do CIP (crachá) ou documento de Identidade com foto para o caso dos  alunos do Ensino à Distância.

2.1 – Modalidades de Empréstimos

a) O Empréstimo Domiciliar: é a modalidade na qual o usuário poderá levar uma ou mais obras para uso em seu domicílio. Só não é permitido o empréstimo domiciliar para os seguintes materiais:  TCC’s  e  Normas técnicas.

Nesta modalidade,  os prazos e quantidades de obras a serem emprestadas para cada tipo de usuário são apresentados na tabela a seguir:

tabela

b) o Empréstimo de Uso Local: é a modalidade na qual o usuário só poderá utilizar determinadas obras exclusivamente no ambiente da biblioteca. No momento do empréstimo, a assinatura do usuário  será colhida em formulário próprio, disponível no balcão de empréstimo.

c) o Empréstimo entre Bibliotecas: é a modalidade na qual o usuário solicita à Biblioteca de sua Unidade, uma obra que consta do acervo de outra Biblioteca do Sistema. O usuário deverá enviar um e-mail para o endereço: bibliotecac5@adm.cefetmg, solicitando o material que necessita utilizar. Este será encaminhado à Biblioteca  em cujo acervo esteja a obra desejada.  O usuário será comunicado por e-mail assim que o item estiver à disposição.

d) o Empréstimo Especial: é a modalidade na qual, o usuário poderá utilizar uma ou mais obras  por no máximo  2 (duas) horas.  No momento do empréstimo, a assinatura do usuário será colhida em formulário próprio, disponível no Balcão de Empréstimo.

e) o Empréstimo Over Night: é a modalidade na qual o usuário poderá levar emprestada uma obra de Uso local para utilização em seu domicílio. No momento do empréstimo, a assinatura do usuário será colhida em formulário próprio, disponível no Balcão de Empréstimo.

Os seguintes critérios deverão ser  observados:

1) de segunda a quinta-feira, o empréstimo poderá ser realizado a partir das 18 h;

2) às sextas-feiras, a partir das 16 h;

3) em ambos os casos, o usuário deverá devolver a obra até as 8 h do próximo dia útil;

3 – As Renovações de obras

a) a renovação poderá ser feita diretamente no balcão de atendimento mediante a apresentação  da  obra que o usuário deseja continuar utilizando.  Se houver reserva para este item ou atraso no prazo de uso do mesmo, a renovação não será efetivada e o material deverá ser devolvido.

b) a renovação via Web poderá ser feita por 10 (dez) vezes. Se houver reserva para este item ou atraso no prazo de uso do mesmo, a renovação não será efetivada e o material deverá ser devolvido.

4 – As Reservas de obras

a) as reservas deverão ser realizadas pelo usuário  via Web.

b) a reserva é nominal e intransferível.

c) o exemplar reservado ficará disponível para o primeiro usuário da lista de espera pelo prazo de 1 um dia (24 horas). O Sistema enviará um e-mail comunicando ao usuário que o material reservado estará à sua disposição durante este prazo. Após este período, a obra será liberada, automaticamente, para o usuário seguinte.

5 – Penalidade por atraso ou não devolução de obras

A penalidade aplicada ao usuário por atraso é o bloqueio. Uma vez estando com pendências na devolução de materiais à biblioteca, o usuário ficará impedido de realizar novos empréstimos até que o tempo de penalização seja cumprido. Para cada dia de atraso, um dia de bloqueio.

6 – As Responsabilidades dos usuários

a) respeitar os funcionários, cumprindo as regras vigentes no setor;

b) manter silêncio nos recintos da Biblioteca;

c) em caso de perda ou extravio do CIP (Crachá) comunicar imediatamente o fato à Equipe de Atendimento.

d) devolver o material emprestado dentro dos prazos estabelecidos;

e) atender aos pedidos de comparecimento ao setor quando solicitada sua presença;

f) repor material ou indenizar o setor em caso de perda, extravio, roubo ou dano físico ao referido item. A Equipe da Biblioteca emitirá um parecer em relação à obra danificada e informará ao usuário, se haverá ou não necessidade de reposição da mesma. A reposição se dará com a entrega à Biblioteca: 1 – de outro exemplar de mesmo autor, título e edição igual ou superior; 2 – de obra similar, em caso de obra esgotada, de acordo com a avaliação da Equipe de Atendimento; 3 – de  obra que esteja em consonância com o interesse dos usuários da Biblioteca, mediante avaliação da Equipe de Atendimento.

i) zelar pela integridade das obras sob sua responsabilidade visando a sua preservação.

j) utilizar o guarda-volumes somente quando estiver nas dependências da Biblioteca;

k) deixar bolsas, mochilas, pastas e pacotes no guarda-volumes ou estantes abertas;

l) respeitar o horário de funcionamento no setor;

m) desligar/ou configurar  o celular, no modo silencioso, ao entrar no setor;

n) não portar ou mesmo consumir alimentos ou bebidas no ambiente da Biblioteca;

o) usar o salão de leitura e cabines de estudo unicamente para os fins a elas propostos.

O usuário que estiver em situação irregular junto à Biblioteca, ficará impedido de efetuar novos empréstimos, renovações e reservas até a regularização de sua situação.

Os casos não previstos neste regulamento serão resolvidos pelo servidor de plantão na Biblioteca ou Coordenação do Setor caso seja necessário.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 

Segunda a sexta-feira de 07 h às 21 h.

Contato por e-mail: bibdvn@cefetmg.br

Fone: 3229-1165

EQUIPE

Cléber Bolívar da Silva – Bibliotecário Responsável

Maria Inês Passos Pereira Bueno – Bibliotecária

Larissa dos Santos Oliveira – Estagiária

logo-artistico-completo

Link de Acesso: Base de Dados EBSCO; Periódicos CAPES; Normas ABNT; Fontes Bibliográficas para Pesquisas

 

Icone ficha

Ficha Catalográfica