MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Mercadante assume o Ministério de Educação

Terça-feira, 24 de janeiro de 2012

amercadante O senador Aloizio Mercadante tomou posse nesta terça-feira, 24, no Palácio do Planalto, em Brasília, como ministro da Educação, em substituição a Fernando Haddad. Para o lugar de Mercadante, ex-ministro de Ciência e Tecnologia, assume o cargo o ex-presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antônio Raupp. A mudança ocorre devido à saída de Fernando Haddad para disputar a Prefeitura de São Paulo.

A cerimônia de posse teve início com o discurso do ex-ministro da Educação, que foi muito aplaudido ao conceituar o novo legado da educação construído por ele e que Mercadante dará continuidade. “A educação é um direito fundamental de todos e se quisermos continuar crescendo devemos garantir esse direito a toda população brasileira”, acrescentou.

Além dos ministros empossados, estiveram presentes à posse a presidente Dilma Rousself; o ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Michel Temer; o presidente do senado, José Sarney e a chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

O Prof. Márcio Basílio Silva, diretor-geral do CEFET-MG, que também esteve presente à posse, reafirmou a disposição da instituição em avançar no projeto da Universidade Tecnológica. “Toda mudança de comando enseja novos tempos para o debate e para avanços. Assim, acreditamos que vamos poder caminhar rumo ao futuro que ensejamos para o CEFET-MG, que é justamente a sua transformação Universidade”.

Aloizio Mercadante

Aloizio Mercadante (Foto: reprodução) é formado em economia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre pela Universidade de Campinas (Unicamp). Durante sua gestão como ministro de Ciência e Tecnologia do governo Dilma, Mercadante defendeu a capacitação no exterior de estudantes brasileiros e a abertura de vagas em concursos públicos para profissionais estrangeiros.

O ex-ministro de Ciência e Tecnologia lançou em julho de 2011 o programa Ciência sem Fronteiras, que possui o objetivo de concessão de 100 mil bolsas de estudos nas principais universidades do exterior para estudantes, desde o nível médio até o pós-doutorado.

Assessoria de Comunicação Social/CEFET-MG