MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET-MG ganha Campeonato Brasileiro Estudantil de Orientação

Quinta-feira, 8 de novembro de 2018

O CEFET-MG foi nomeado como a instituição campeã na categoria Estudantil do Campeonato Brasileiro Estudantil e Universitário de Orientação 2018 (CBEUO). O campeonato aconteceu na cidade de Campo Grande (Mato Grosso do Sul), nos dias 11 a 14 de Outubro.

premiacao    categoriad_16n

trofeu-campeao_medalha-de-ouro

A equipe do Programa de Extensão Azimute Norte representou o CEFET-MG, levando alunos de diversos campi para a competição. Os alunos que fazem parte do projeto de extensão passaram por um treinamento com seus professores e coordenadores para serem selecionados para participar da competição. Participaram 20 alunos do CEFET-MG campus Divinópolis, 6 alunos do campus Varginha, 5 alunos do campus Araxá e 4 alunos do campus Contagem.

aquecimento_2                 aquecimento_1

O esporte de orientação, que é individual, mistura a atividade física, a técnica de dados topográficos e cartográficos e o contato com a natureza. Ele tem como objetivo percorrer determinada distância em área com relevos e flora tendo a bússola como guia e um mapa com pontos demarcados previamente. O ganhador é o que consegue percorrer o caminho em menos tempo.

Os uniformes usados pela equipe na competição foram confeccionados por alunas da Vertente Ambiental do Programa Azimute. As alunas Camila Souza Santos e Lorem Rodrigues, orientadas pela professora Maria de Lourdes Couto Nogueira, criaram, modelaram e encaminharam para confecção a nova blusa de uniforme da equipe. Elas tiveram que fazer alguns acessórios especiais para que a blusa fosse adequada para a utilização na competição.

equipe-azimute-com-uniforme                               aquecimento

 

 

Novos desafios

A equipe do programa de extensão agora se prepara para a realização da Copa Azimute Norte de Orientação 2018, que neste ano terá como tema “Troféu 110 anos do CEFET- MG”. O evento será realizado nos dias 13 e 14 de novembro, e contará com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Orientação (CBO), Luiz Sérgio Mendes, que ministrará a palestra “Orientação: um esporte para estudantes”.