MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Campus Divinópolis compete e sedia etapas da Olimpíada de Robótica

Quinta-feira, 29 de agosto de 2019

 Duas equipes do CEFET-MG representaram a Instituição na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), sediada no campus Divinópolis

O CEFET-MG em Divinópolis recebeu, entre os dias 17 e 18 de agosto, mais de 50 equipes de diversas cidades mineiras para a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

A disputa foi acirrada, mas as duas equipes que representaram a Instituição obtiveram classificação satisfatória: a “Decepticons” alcançou o 8º lugar e a “C-3PO”, o 24º. O evento contou com a participação de equipes de diversas cidades mineiras, dentre elas, Divinópolis, Inconfidentes, São Tiago, Maria da Fé, Nepomuceno, Lavras, Belo Horizonte, Timóteo, Carmo de Minas, Varginha, São João Del Rei, Itajubá e Santa Rita do Sapucaí.

O professor Alisson Marques, do departamento de Informática, Gestão e Design e um dos organizadores do evento, explica que os modelos construídos pelas equipes utilizaram o Kit Lego. Durante a competição, um robô completamente autônomo, em ambiente hostil e perigoso para o ser humano, recebia uma tarefa difícil: resgatar vítimas sem interferência humana.

“O robô deve ser ágil para superar terrenos irregulares, transpor caminhos desconhecidos, desviar de escombros e subir montanhas para conseguir salvar as vítimas de um desastre, transportando-as para uma região segura onde os humanos já poderão assumir os cuidados”, explica o professor.

As melhores equipes, com os melhores desempenhos, foram classificadas para a Etapa Estadual, que acontece também no Campus Divinópolis, no dia 14 de setembro. Confira a relação completa. Apesar do bom desempenho, as equipes do CEFET-MG não foram classificadas.

Olimpíada Brasileira de Robótica

O evento, destinado a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, busca estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A olimpíada é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos, constituída por professores, cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores universidades públicas e particulares do Brasil, que atuam voluntariamente.

Mais

G1 destaca robôs do campus Divinópolis do CEFET-MG que participaram da competição

Visite o site da Olimpíada Brasileira de Robótica