MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Equipe do CEFET-MG chega à final da Olimpíada Brasileira de Cartografia

Quinta-feira, 10 de outubro de 2019

A equipe de Cartografia do CEFET-MG, chamada “Diferenciais”, está classificada em 1º lugar entre os três finalistas na Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC). A equipe do campus Divinópolis é composta por alunos dos primeiros anos dos cursos Técnicos em Informática (Luiz Henrique), Mecatrônica (Sofia Lara) e Produção de Moda (Ana Clara e Ana Luiza).
Os alunos passaram por várias etapas até chegarem à semifinal da OBRAC, que contou com uma prova de produção de um mapa na plataforma Google Story Maps, utilizando de ferramentas de geoprocessamento. A equipe teve que contar a história de um grupo refugiado ou deslocado utilizando-se desses recursos. A equipe “Diferenciais” escolheu representar a história do povo deslocado de Brumadinho.
Para isso, realizaram dois trabalhos de campo no Povoado do Córrego do Feijão, em Brumadinho, onde estiveram duas vezes. Acompanhados pela coordenadora da equipe, professora Nádia Cristina da Silva Mello, alunos conversaram com muitas pessoas e puderam ouvir muitas histórias para elaborar o mapa virtual que foi intitulado “Somos todos refugiados: histórias dos deslocados de Brumadinho-MG”.
O resultado foi divulgado na última quinta-feira (26), a equipe conquistou 99 pontos, que, somados à pontuação da prova da fase anterior, classificou-se em 1º lugar entre os três finalistas.
A equipe agora se prepara para a competição final de Orientação que será realizada no Rio de Janeiro, de 17 a 22 de novembro de 2019.

Ana Clara, Ana Luíza, Luís Henrique, Sofia e Professora Nádia Cristina.
Ana Clara, Ana Luíza, Luís Henrique, Sofia Lara e a professora Nádia Cristina.

Redação – Secretaria de Comunicação Social/ CEFET-MG