MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Jornada Pedagógica 2020 no CEFET-MG Campus Divinópolis.

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Nos dias 03 e 04 de fevereiro de 2020 aconteceu no CEFET-MG Campus Divinópolis a Jornada Pedagógica de 2020 que propiciou a discussão de temas importantes para a sociabilização e ampliação de novas práticas de aprendizagem a partir de oficinas temáticas.

O evento teve início na manhã de 03 de fevereiro com uma apresentação do professor Lúcio Flávio Santos Patrício, de situações problema descritas pelos discentes dos cursos de Engenharia Mecatrônica, Engenharia da Computação e dos Cursos Técnicos apresentadas às Coordenações de Cursos e por professores no ano de 2019. A partir daí, os professores e técnicos administrativos, foram convidados a refletir e debater sobre o “desabafar” na fala dos discentes.

Em seguida, aconteceu um “café coletivo” promovido pelos os servidores em um momento de confraternização. Na sequência tivemos transmissão da abertura oficial da Jornada Pedagógica, pelo Diretor Geral Flávio Antônio dos Santos e demais diretores das Diretorias Especializadas do campus I.

 Na parte da tarde, tivemos a palestra Neurociências e Emoção proferida pela Professora Doutora Maira de Castro Lima, da Universidade Federal de São João Del-Rei, Campus Centro-Oeste Dona Lindu, abordando diversos temas ligados ao funcionamento do cérebro, da memória, comportamentos típicos de adolescentes, entre outras importantes informações. Em seguida, tivemos uma Conversa sobre “Angústia Docente” com Juliana Fabrini, uma psicóloga com atuação destacada em psicoterapia cognitivo comportamental. Foi um momento de muita interação.

 O segundo dia da jornada iniciou-se com alguns informes da Diretoria, apresentados pelo Diretor professor Emerson de Sousa Costa e pela Coordenadora Acadêmica professora Andrea Mara Silveira Cruz Marcelino. Logo em seguida, os servidores foram agraciados com uma excelente palestra sobre Desafios da Educação Inclusiva com a Professora Mestra Geralda Pinto Ferreira. Todos os servidores ficaram maravilhados com a experiência e com o amor com que a palestrante lida com a inclusão. Foram muitos aprendizados na manhã de terça-feira, que contou também com um “café coletivo”, no intervalo da palestra, promovido com a contribuição dos servidores.

 Para finalizar com chave de ouro a jornada pedagógica 2020, tivemos uma Conversa sobre Avaliação, com o professor Doutor José Geraldo Pedrosa e com o psicanalista Eduardo Lucas. Foi uma excelente contextualização do que é Avaliação, desde o tempo dos gregos até os dias atuais, passando por diversas reflexões de como se avaliar. Foi apresentada também a visão da psicanálise com vistas à educação, principalmente em relação à avaliação.

 Esperamos que todos os servidores tenham gostado dos temas abordados e que, a jornada pedagógica, tenha aberto novas perspectivas sobre o processo de ensino aprendizagem, processo de avaliação, inclusão, angústia, emoção e como evitar a criação de situações problemas com discentes.

Diretoria do CEFET-MG Campus Divinópolis

Comissão responsável pela organização da Jornada Pedagógica

2 a b c d e f g h i j k l m