MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Grupo PET Eng. Mecatrônica dará continuidade ao Projeto Sementes a partir dessa semana

Segunda-feira, 15 de junho de 2020

Grupos PET (Programa de Educação Tutorial) são grupos destinados a trabalharem a tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Desde 2017, o grupo PET Eng. Mecatrônica do CEFET-MG/Unid. Divinópolis desenvolve o Projeto Sementes (PS), que busca levar, de uma forma bem interessante, uma introdução à programação e à robótica para as escolas públicas de nível médio da região Centro-Oeste mineira. Além de ser inteiramente gratuita.

Nos três primeiros anos de funcionamento, o PS se baseou em três etapas: palestras nas escolas; treinamentos dos professores multiplicadores e dos alunos indicados no Laboratório de Robótica do CEFET; e a realização de uma competição acadêmica dentro da Semana C&T do respectivo ano. No entanto, com a pandemia do COVID-19, o PS precisou ser reformulado, passando a utilizar um simulador de robôs de última geração, como pode ser visto em:  https://www.youtube.com/watch?v=Y0QMgxF6eIE

Aproveitando esse recomeço, foram convidadas novas escolas, objetivando chegar no total de 16, definido quando da aprovação do projeto. Nessa semana, de 15 a 19 de junho, serão realizadas as inscrições das equipes para as aulas virtuais do treinamento básico. E no dia 20, às 10:00, já começará o treinamento. São previstas cerca de 16 aulas virtuais de 35 a 50 minutos e 18 videoaulas (postadas nas quartas-feiras, às 16hs).

A expectativa é que nesse novo formato, o PS atinja um número bem maior de pessoas, já que as videoaulas estarão disponíveis a todos os interessados. Ano que vem, volta a competição real com os robôs baseados em Arduino. Mas a intenção é continuar também com a competição virtual, de forma a aproveitar todo o esforço que será feito esse ano.

Mais informações no site  https://petcampusv.wixsite.com/projetosementes2020