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CEFET-MG

Sementes

O grupo PET – Programa de Educação Tutorial –  da Engenharia Mecatrônica do CEFET-MG / Unidade Divinópolis foi criado em 2015, sendo formado por alunos de destaque do curso de graduação com a missão de desenvolver atividades com a finalidade de contribuir com a melhoria da estrutura e do ambiente acadêmico. O grupo trabalha em suas atividades com a tríade: ensino, pesquisa e extensão, sendo que o projeto Sementes constitui a primeira iniciativa de extensão comunitária deste grupo.

A extensão preconiza a atuação da escola além de seus muros, levando conhecimentos e ações para a comunidade ao seu redor, e trazendo a comunidade para dentro da escola, de forma a que possam se conhecer melhor e trocar experiências, sendo geralmente uma atividade bastante edificante.

O projeto Sementes, uma iniciativa pensada como uma forma de divulgação da tecnologia, da mecatrônica e da robótica, em especial da robótica móvel, para discentes das escolas públicas de ensino médio da região de Divinópolis. Este projeto é composto por três etapas:

  1. divulgação nas escolas;
  2. treinamento no CEFET e desenvolvimento das equipes; e

iii. encontro acadêmico, que inclui uma pequena competição na Mostra Específica de Trabalhos Acadêmicos – META.

Nessa dinâmica, ocupa papel de relevância os chamados professores multiplicadores, elo entre os membros participantes do grupo PET e os alunos participantes das equipes. São professores das escolas parceiras que ficam responsáveis por selecionar os alunos, definir a dinâmica de trabalho das equipes e coordenar os trabalhos de desenvolvimento e na competição, priorizando a que esse seja um espaço de desenvolvimento de conhecimentos e de experiências, algumas das vezes novas para muitos dos participantes.

Em síntese, além de ser um formato que os jovens geralmente gostam e se sentem motivados, uma competição acadêmica, como a pensada para o projeto Sementes, constitui uma iniciativa que espera, por meio do encontro dentro das regras e da ética, confrontar diferentes interpretações e implementações de soluções das tarefas propostas como desafios, premiando assim o conhecimento e o trabalho, enfim, a competência de nossos jovens.

Apesar de ter um papel relevante no contexto do projeto, devemos destacar que a competição não é o mais importante, mas sim o processo ao longo de todo o projeto, desde a possibilidade de levar a oportunidade aos interessados em ter contato com a programação e com a robótica, de desenvolvimento ao longo do treinamento e do trabalho nas equipes e do encontro acadêmico realizado no CEFET-MG.

Nos três primeiros anos de funcionamento, o projeto Sementes se baseou em três etapas: palestras nas escolas; treinamentos dos professores multiplicadores e dos alunos indicados no Laboratório de Robótica do CEFET; e a realização de uma competição acadêmica dentro da Semana C&T do respectivo ano. No entanto, com a pandemia do COVID-19, o PS precisou ser reformulado, passando a utilizar um simulador de robôs de última geração no desenvolvimento das atividades do projeto.

Aproveitando esse recomeço, foram convidadas novas escolas, objetivando chegar no total de 16, definido quando da aprovação do projeto. Na semana de 15 a 19 de junho foram realizadas as inscrições das equipes para as aulas virtuais do treinamento básico. E no dia 20/06 iniciou o treinamento. São previstas cerca de 16 aulas virtuais de 35 a 50 minutos e 18 videoaulas (postadas nas quartas-feiras, às 16hs).

A expectativa é que nesse novo formato, o projeto atinja um número bem maior de pessoas, já que as videoaulas estarão disponíveis a todos os interessados. No próximo ano esperamos poder voltar com a competição real com os robôs baseados em Arduino. Mas a intenção é continuar também com a competição virtual, de forma a aproveitar todo o esforço que será feito esse ano.

 

Coordenador: Professor Doutor Renato de Sousa Dâmaso