MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

EQUIPES DO CEFET DIVINÓPOLIS FAZEM SUAS PREPARAÇÕES FINAIS PARA A COMPETIÇÃO LATINO-AMERICANA DE ROBÓTICA

Sexta-feira, 23 de outubro de 2015

A partir de 27 de outubro, começa em Uberlândia (MG) mais uma edição da Competição Latino-America de Robótica (LARC 2015). Pelo quarto ano consecutivo, o campus de Divinópolis do CEFET-MG marcará presença. Esse ano serão duas equipes do GER (Grupo de Estudos em Robótica): a Game of Tronics SEK, que irá participar da modalidade Students Education Kit, que utiliza kits Lego Mindstorms; e a Game of Tronics OPEN: que defenderá o terceiro lugar conquistado na USP em São Carlos no ano passado. Todos os participantes são alunos do curso de Engenharia Mecatrônica.

Ao ser perguntado sobre a preparação, já que o desafio da SEK foi trocado esse ano, o aluno do terceiro período, Pedro Affonso, disse que eles conseguiram antecipar a montagem dos robôs, tendo sobrado mais tempo para que a equipe se dedicasse aos programas. Afirmou também que, no ano passado, a equipe pôde contar com a participação do Felipe Assis, que competiu em 2012 e que havia retornado do “Ciência Sem Fronteiras” na Alemanha. A mudança de desafio, que antes era uma competição direta entre adversários numa prova de pegar e jogar bolinhas, para uma prova do tipo gincana, em que os robôs autônomos devem percorrer um conjunto de três arenas, localizar e resgatar pequenos bonecos distribuídos de forma aleatória na arena. Maiores detalhes podem ser vistos em www.cbrobotica.org .

Em relação ao desafio da OPEN, o capitão da equipe, Rafael Camargos, disse que se sente mais preparado esse ano do que nos dois anos anteriores que participou. Em 2013, a equipe participou pela primeira vez, portanto sem muita experiência. Naquela oportunidade o desafio era construir um robô capaz de limpar uma arena simulando uma praia. Para 2014, além da mudança de desafio, que passou a ser o transporte autônomo de containers entre um porto e uma plataforma de petróleo, a equipe teve que ser bastante alterada, permanecendo somente ele, como capitão. Já para esse ano, a coisa foi diferente, pois quase toda a equipe foi mantida e, até mesmo, reforçada com mais um membro. É verdade que o número de equipes participantes subiu de 14 para 23, mas, mesmo assim, ele considera que a equipe tem boas chances de ir bem, já que tem mais experiência e refez os robôs para esse ano.

download