EQUIPE DO CEFET-MG/CAMPUS DIVINÓPOLIS REPETE TERCEIRO LUGAR NA COMPETIÇÃO LATINO-AMERICANA DE ROBÓTICA
Terça-feira, 3 de novembro de 2015
Na semana passada, em Uberlândia, foi realizada a Competição Latino-americana de Robótica – LARC 2015. Nessa edição, o CEFET-MG de Divinópolis participou com duas equipes: uma na modalidade Students Educational Kits (SEK), que utiliza Kits Lego; e outra na modalidade Livre (Open), na qual podem ser utilizados recursos diversos nos projetos dos robôs para a competição. Foi justamente na modalidade Open que a equipe “Game of Tronics” (ver as figuras abaixo) do Grupo de Estudos de Robótica (GER) conquistou, pelo segundo ano consecutivo, a terceira posição. A equipe Rbl Utcam (do México) ficou em segundo e a campeã foi a equipe Comandante (da Venezuela). O desafio da Open era construir robôs capazes de localizar e transportar containers entre um porto e uma plataforma de petróleo, de forma autônoma.
Para o professor Renato Dâmaso, esse tipo de competição acadêmica é muito interessante no sentido de motivar as equipes de alunos a analisarem o desafio, elaborarem seus projetos e construírem suas soluções, testando suas ideias num ambiente de competição. Para isso, os alunos da equipe “Game of Tronics” precisaram aplicar diversos conhecimentos vistos no curso de Engenharia Mecatrônica, buscar e aplicar novos conhecimentos de forma a complementar o projeto e testá-lo repetidas vezes, até que seu funcionamento fosse satisfatório. Todos os alunos se dedicaram bastante para conseguir essa façanha de ser a equipe brasileira melhor colocada na competição, mas merece destaque o aluno Rafael Camargos, capitão da equipe nas conquistas do ano passado e desse ano.
Equipe Game of Tronics (Open). Da direita para a esquerda: Matheus Costa, Rafael Camargos, Leonardo Maciel, Guilherme Gazzinelli, Vinícius Alves e Renato Dâmaso.
Podium da modalidade Open da LARC 2015. Da direita para a esquerda: equipe do CEFET Divinópolis, da Venezuela e do México