Estudo sobre representatividade feminina na engenharia é destaque no CEFET-MG, campus Divinópolis, no Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência
Terça-feira, 11 de fevereiro de 2025
No dia 11 de fevereiro, data em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), campus Divinópolis, recebeu a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante Marinêz Virgínia de Macêdo Werneck Magalhães, do curso de Engenharia de Computação, que investigou a representatividade feminina nos cursos de engenharia da instituição, sob a orientação da professora Thabatta Araújo. O estudo, intitulado Representatividade de Mulheres na Engenharia: um estudo de caso do CEFET-MG, campus Divinópolis, buscou compreender os desafios e avanços da presença feminina nesse campo no âmbito do CEFET-MG campus de Divinópolis.
A pesquisa analisou dados sobre a participação de mulheres nos cursos de Engenharia de Computação e Mecatrônica, por meio de uma abordagem que combinou coleta e análise de dados institucionais — como a evolução das matrículas e a evasão de homens e mulheres — e o mapeamento da frequência de termos relacionados à igualdade de gênero, diversidade e inclusão nas notícias do CEFET-MG. Além disso, foi realizado um levantamento com as estudantes sobre os desafios enfrentados no ambiente acadêmico.
Os resultados do estudo apontam que o apoio psicológico e a sensibilidade dos professores são fundamentais para a permanência e o sucesso das estudantes e que figuras de liderança feminina e a criação de uma comunidade de apoio, como o projeto Padawoman, têm contribuído para o fortalecimento das mulheres nos cursos analisados. Também evidenciaram a necessidade de maior destaque para temas de inclusão e diversidade nas comunicações da instituição e apresentaram sugestões de aprimoramento, como flexibilização de horários, programas de mentoria, incentivos financeiros e campanhas de conscientização.

A apresentação do trabalho se destaca por ser o primeiro a abordar a questão de gênero nos cursos de engenharia do CEFET-MG campus Divinópolis e foi acompanhada por docentes, alunas e convidados. O evento gerou um debate sobre a implementação de políticas que visem à equidade de gênero e à promoção de um ambiente mais inclusivo e reforçou o compromisso do CEFET-MG com a inclusão e a equidade de gênero no ensino superior.
Além disso, a estudante autora do TCC é a primeira mulher a concluir o curso de Engenharia de Computação no campus Divinópolis desde o início da oferta, em 2019. “Ciência é uma palavra feminina. Tenho orgulho de apresentar este TCC no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Precisamos conversar sobre a saúde mental das resilientes alunas do CEFET-MG, campus Divinópolis.”, ressaltou Marinêz.
A data de 11 de fevereiro foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um momento de reflexão e incentivo à participação feminina na ciência e tecnologia. O TCC apresentado reforça essa pauta e destaca a importância de um ambiente acadêmico mais diverso e igualitário para as futuras engenheiras do Brasil.
Uma prévia do estudo está disponível para leitura em https://l1nk.dev/73HBX