MOCS-D, edição 2025: além da sala de aula
Quarta-feira, 30 de julho de 2025
Nos dias 25, na Câmara Municipal de Divinópolis , e 26 de julho, no campus do CEFET-MG/Divinópolis, sob responsabilidade de professores do Departamento de Formação Geral – Alba Durães, Fernanda Godinho, Flávio Giarola, Maria Isabel Viana, Matheus Costa e Natália Giarola – e do Grêmio Estudantil “Gestão Mosaico”, ocorreram a abertura e três mesas de debates do MOCS-D, edição 2025.
Os encontros foram marcantes e ofereceram experiências ricas para os alunos, que puderam apresentar habilidades essenciais, como oratória – também com uma das mesas em língua inglesa –, diplomacia e argumentação, além de ampliar sua visão sobre o mundo. Tão importantes quanto os delegados e mesas diretoras, foram as pessoas na plateia: alunos, ex-alunos, familiares, servidores e membros da comunidade como um todo.
As coordenadoras do projeto, a professora Alba Durães e as alunas Larissa Costa, Lara Petreli e Gabriela Gonçalves reiteram a importância dessas oportunidades, pois possibilitam uma troca valiosa entre discentes dos Cursos Técnicos da comunidade cefetiana com a comunidade externa.
Essa vivência foi especialmente significativa para todos os envolvidos, pois evidencia a importância das ciências humanas, sobretudo no campo dos debates de ideias. Aprender a se comunicar e a argumentar com confiança são competências fundamentais em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.
Os organizadores do projeto enfatizam a importância da parceria com a professora e vereadora Kell Silva, por viabilizar o encontro na Câmara Municipal, além de ser presença marcante. E agradecem a todos que contribuíram para a realização dos debates. Especialmente, agradecem aos alunos participantes, fundamentais para essa experiência educacional para além dos limites de sala de aula.

