Campus Divinópolis do CEFET-MG tem projeto aprovado em chamada da FAPEMIG no edital de VIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO – VUEI
Quinta-feira, 9 de outubro de 2025
O professor Antônio Campos, do CEFET-MG – Campus Divinópolis, teve o projeto “CRIAÇÃO DO CENTRO DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO (CIEU) NO CEFET-MG DIVIVINÓPOLIS”, aprovado na CHAMADA FAPEMIG-SEDE Nº018/2024 – VUEI – VIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO: CRIAÇÃO OU CONSOLIDAÇÃO DE CENTROS DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO.
O objetivo do projeto é criar o CIEU no CEFET-MG, campus Divinópolis, disseminando a cultura empreendedora, promovendo o desenvolvimento econômico e social de nossa região por meio de ações envolvendo a tríplice hélice local de inovação (integrando a academia, as empresas de Divinópolis e região com o governo nas esferas Municipal, Estadual e Federal). O projeto foi contemplado com R$ 373.029,00 e integra as 28 propostas selecionadas entre 91 submetidas, em um edital que destinou mais de R$12.738.449,66, em conformidade ao previsto no chamamento público.
Ações Previstas
De outubro de 2025 a outubro 2028, pretende-se implementar as seguintes ações: (1) instalação do CENTRO DE INOVACÃO E EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO (CIEU) NO CEFET-MG DIVIVINÓPOLIS; (2) criação de projetos de extensão ligado ao empreendedorismo e à inovação; (3) aquisição de equipamentos para a empresa Júnior do Curso de Design de Moda e para a Makesoft; (4) fortalecimento de Programa de Incubação da Nascente Divinópolis com a incentivo de criação de projetos de startups ou spin-offs acadêmicas e de base tecnológica. (5) realização de hackathon visando propor soluções de problemas de empresas pertencentes ao Ecossistema de Inovação de Divinópolis (INOVA NOVO OESTE); (6) realização de meetup temático estimulando o networking, a troca de conhecimento entre de estudantes de graduação e docentes com os atores do Ecossistema de Inovação INOVA NOVO OESTE; (7) Realização de workshop prático de modelagem de negócios estimulando o desenvolvimento de projetos inovadores, em parceria com o Ecossistema de Inovação INOVA NOVO OESTE. No projeto há a previsão de bolsas de pesquisa para os alunos do CEFET-MG, campus Divinópolis.
Impacto
Pretende-se gerar impacto direto e significativo na formação de recursos humanos, promovendo a cultura empreendedora e inovadora entre estudantes, docentes e servidores técnicos. A proposta visa criar um ambiente de aprendizagem compartilhado, dinâmico e prático, preparando os participantes para os desafios do mundo do trabalho. Assim, não apenas contribuirá para o desenvolvimento do ecossistema universitário empreendedor, mas também, para o desenvolvimento socioeconômico regional, ampliando as oportunidades de inovação e empreendedorismo para toda a comunidade.
Metodologia
A metodologia será baseada em um modelo estruturado, dividido em fases estratégicas, que visa estimular a inovação e fomentar a cultura empreendedora no ambiente acadêmico. O processo será desenvolvido conforme as seguintes etapas: 1. Planejamento e Sensibilização; 2. Infraestrutura; 3. Programas de Capacitação e Educação Empreendedora; 4. Desenvolvimento de Projetos e Experimentação; 5. Monitoramento e Avaliação das ações.
Formação Profissional
Outro ponto relevante é a necessidade de preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho. Com uma exigência crescente por profissionais criativos e com perfil empreendedor, o CIEU no CEFET Divinópolis possibilitará que os estudantes adquiram habilidades humanas e comportamentais essenciais, como motivação, autoconsciência, empatia, criatividade, resiliência, flexibilidade, liderança influência social, comunicação, pensamento analítico, aprendizagem contínua e adaptabilidade.
Como o Campus Divinópolis vai se beneficiar
Entre os vários benefícios que a criação do CIEU trará ao CEFET-MG, Campus Divinópolis, podemos citar:
• Fortalecer o Programa de Incubação da Nascente Divinópolis com a incentivo à criação de startups e spin-offs acadêmicas e de base tecnológica, desenvolvidas por estudantes dos cursos de graduação do Campus Divinópolis.
• Estimular o desenvolvimento de negócios inovadores e de base tecnológica por parte de estudantes e/ou docentes e o estímulo à relação entre o setor produtivo e a academia.
• Estruturar um ambiente de inovação no CEFET-MG, Campus Divinópolis, fornecendo infraestrutura, suporte técnico e metodológico para o desenvolvimento de ideias inovadoras.
• Capacitar estudantes, docentes e servidores em temáticas de empreendedorismo, de inovação e desenvolvimento de negócios, por meio de cursos, workshops, mentorias e eventos.
• Fomentar parcerias estratégicas com empresas, instituições públicas, investidores e aceleradores para ampliar oportunidades de networking, captação de recursos e desenvolvimento de projetos conjuntos.
• Promover a cultura da inovação na comunidade acadêmica do CEFET-MG, Campus Divinópolis, incentivando a participação em competições, hackathons e desafios de inovação aberta. Para o professor Antônio o apoio financeiro da Fapemig será muito importante para incentivar a geração de novos projetos e soluções criativas, gerando impacto direto e significativo na formação de recursos humanos, promovendo a cultura empreendedora e inovadora entre estudantes, docentes e servidores técnicos.


Serviço de e-mail