MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET DIVINÓPOLIS SE MOBILIZA CONTRA PANDEMIA DO COVID-19

Domingo, 5 de abril de 2020

Equipamentos de proteção são produzidos por alunos e professores

Professores e alunos do CEFET DIVINÓPOLIS estão produzindo máscaras de proteção facial, equipamento indispensável aos profissionais da saúde que atuam em condições de risco de contágio. A falta desses equipamentos no mercado se dá em consequência da pandemia do COVID-19, situação que causa riscos aos serviços de atendimento à saúde. A produção será doada às Instituições de Saúde, Hospitais, SAMU e Corpo de Bombeiros.

A ação é coordenada pelo professor Daniel Alves Costa, docente do Campus Divinópolis, doutorando em engenharia elétrica pela UFMG. Juntamente com seus alunos; Cássio Barbosa, Gabriel Ferreira, Guilherme Gazzinelli, Lucas Henrique, Mauro Maia, Rômulo Júnior e Vinícius Alves, graduandos em Engenharia Mecatrônica, formaram uma equipe de trabalho para esta tarefa emergencial. Os estudantes, que estão produzindo os componentes para a confecção dos equipamentos, utilizam de impressoras 3D, projetadas e construídas por eles próprios. A tecnologia de impressão 3D permite o compartilhamento de projetos e dá flexibilidade para seus operadores trabalharem em espaços distintos.

A iniciativa do professor responsável pelo projeto surgiu ao perceber que a demanda pelos equipamentos não estava sendo suprida. Em seguida, contatou seus alunos que se dispuseram a realizar este importante trabalho. Este projeto atenderá as cidades de Divinópolis, Nova Serrana, Congonhas e Entre Rios de Minas, e tem parceria com o SENAI – Unidade de Nova Serrana, além de outros professores e alunos, de ambas instituições. Estima-se que será produzido um total de 500 unidades do equipamento, número que contribuirá para um atendimento emergencial da demanda dos profissionais de saúde, que estão operando em ritmo acelerado na contenção da pandemia do Corona Vírus.

Todos os alunos envolvidos neste projeto estão atuando voluntariamente, inclusive, custeando todo o ônus da operação, tanto relacionados ao material quanto a energia gasta para os trabalhos. Estes estão realizando as atividades em suas próprias residências, decisão que respeita o isolamento social.

Protetores Faciais - Daniel e Alunos (2) Protetores Faciais - Daniel e Alunos (1) Protetores Faciais - Daniel e Alunos (3)