Alunos ganhadores do projeto “Geladeira Literária” vivenciam imersão cultural no Inhotim
Quinta-feira, 28 de novembro de 2024

No dia 13 de novembro de 2024, os alunos do CEFET-MG, campus Divinópolis, que participaram e venceram o concurso artístico do projeto Geladeira Literária, embarcaram em uma viagem cultural ao Instituto Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais. A iniciativa, promovida pelo Grêmio Estudantil Tertúlia e pelas coordenadoras do Projeto Clube do Livro do CEFET-MG Divinópolis, Maria Isabel Rios, Alba Durães, Natália Mariloli e Maria Inês Passos, foi uma forma de premiar e ampliar os horizontes artísticos e culturais dos estudantes envolvidos na transformação de uma geladeira em uma obra de arte literária.
Embora o dia tenha sido marcado por chuva, o clima não desanimou os participantes. O grupo explorou instalações artísticas contemporâneas de relevância internacional, bem como os exuberantes jardins botânicos que compõem o museu a céu aberto.
A professora Alba, que acompanhou o grupo, destacou a relevância da atividade em suas palavras: “Reiterei que, além da cdfcisse de que somos feitos, conseguimos aliar representatividade estudantil, bom desempenho acadêmico, organização e vivências únicas. Somos incomparavelmente pessoas que sabem ter vida fora do Lattes, e isso é fundamental para apreciarmos o sabor de viver.”
O projeto Geladeira Literária foi criado para estimular a criatividade, o pensamento crítico e a valorização da arte e da literatura no ambiente escolar. Durante a competição, os alunos transformaram uma geladeira em desuso em uma verdadeira obra de arte literária, que agora ocupa um lugar de destaque no campus.
Além de enriquecer o repertório cultural dos estudantes, a visita ao Inhotim foi uma oportunidade para aprofundar o aprendizado adquirido no projeto. O Grêmio Tertúlia reafirmou a importância de iniciativas como essa para fortalecer a representatividade estudantil e a promoção da cultura entre os jovens. Com essa viagem, os organizadores e participantes do projeto Geladeira Literária deixaram clara a relevância de investir em ações que integrem arte, literatura e educação, formando cidadãos mais críticos, conscientes e atuantes em suas comunidades.
Maria Isabel Rios de Carvalho Viana