Alunos apresentam Seminário de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação
Terça-feira, 11 de fevereiro de 2025
A Diretoria do CEFET-MG parabeniza os estudantes de Mecatrônica e de Engenharia de Computação que apresentaram o “Seminário de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação” e a professora Nádia Mello, que coordenou brilhantemente a atividade, em nossa sede, no final do último mês.
O evento, que teve como base os aprendizados adquiridos pelos alunos durante as aulas de “Tecnologia assistiva aplicada à educação” e uma visita feita à Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação (Reatech 2024), o maior evento da América Latina focado em reunir empresas e soluções para a inclusão de pessoas com deficiência.
Durante o seminário, os discentes apresentaram temas ligados à criação de aplicativos mobile para auxílio e acessibilidade, métodos aplicados aos instrumentos musicais para pessoas com deficiência, adaptação de veículos para acessibilidade e integração, acessibilidade no Google, impressão 3D na produção de órteses e aplicabilidades da terapia animal para o bem-estar da sociedade.
A atividade contou com a participação da comunidade acadêmica e de participantes externos interessados em acompanhar a apresentação.
O aluno de Mecatrônica, Lucas de Souza Silva, falou sobre a oportunidade que foi participar do seminário.“Durante o seminário, tivemos a oportunidade única de entrar em contato com avançadas soluções relacionadas a Mecatrônica e Computação aplicadas à reabilitação, como próteses robóticas de última geração, sistemas de automação para acessibilidade, cadeiras de rodas inteligentes e interfaces cérebro-máquina”, pontuou.
O estudante Arthur Mesquita, do curso de Engenharia da Computação, também relatou como foi participar do evento. “Uma apresentação extremamente esclarecedora a respeito dos temas tratados na Reatech 2024, incluindo a história de algumas das ferramentas assistivas e dos grupos que as utilizam, além de variadas perspectivas sobre o estado da acessibilidade e inclusão no Brasil hoje. Agradeço a oportunidade que tivemos!” destacou.
A professora Nádia Mello expressou a importância da atividade para os alunos. “Para os alunos acredito que foi de grande relevância o debate sobre a disciplina, os conceitos, as legislações e normas técnicas voltadas para a inclusão. Eles também puderam avaliar seu processo de formação na linha do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA).”, declarou.
Nádia também falou sobre o apoio recebido para a realização do seminário. “O apoio dos coordenadores de curso, Eduardo Habib e Marlon Pinheiro, foi essencial para que tivéssemos êxito nesse trabalho e assim contribuir para que nossa instituição, que já caminha na qualidade no ensino, possa também seguir no propósito de oferecer uma educação inclusiva.”, ressaltou.
