MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

SOPA na Praça do Santuário

Quinta-feira, 22 de maio de 2025

No dia 18 de maio de 2025, os membros do Projeto de Extensão de Arte e Cultura “SOPA – Sociedade de Poetas Anônimos”, sob coordenação da professora Alba Durães, participaram do 2° Encontro de Saberes Tradicionais Populares, realizado na Praça do Santuário, no centro de Divinópolis.

O evento, promovido sob a direção de Frei Leonardo Pereira, Augusto Fidelis e Cláudio Guadalupe, membros da Academia Divinopolitana de Letras, reuniu diferentes expressões artísticas e culturais da cidade e da região, voltadas à valorização dos saberes populares e da ancestralidade. E contou com a apresentação da ativista Thay Araújo.

A SOPA apresentou-se por meio da peça teatral “Contemplação”, escrita por Mariana Ferreira Manoel, juntamente com Luís Felipe Siqueira. A encenação, protagonizada por ele e pela atriz Lívia Vitória Mendonça, propôs uma reflexão poética sobre o processo criativo literário. Após a peça, seguiram-se declamações autorais e uma apresentação musical parte da performance.

A presença da SOPA nesse evento consolidou seu papel como ferramenta de conexão entre os jovens escritores do CEFET-MG/ Divinópolis e a comunidade externa. O contato com o público possibilitou trocas, parcerias futuras e a aproximação de novos participantes interessados em integrar a proposta.

As idealizadoras do projeto, as alunas Mariana Ferreira Manoel e Isabela de Faria Gomes acreditam que experiência reforçou a importância de se abrir espaço para a arte, promovendo encontros que rompem fronteiras institucionais e celebram a diversidade de narrativas. “A SOPA, que nasceu do desejo de se expressar anonimamente, hoje se vê cada vez mais presente e atuante nos espaços culturais da cidade”, afirmam as discentes.

A equipe do projeto agradece à organização do Encontro de Saberes pela oportunidade, pela receptividade e pelo compromisso com a cultura. O agradecimento também se estende a todas as pessoas que estiveram presentes e acolheram com entusiasmo o que foi levado ao palco!