Temas, referências e avaliação de “Aproveitamento De Estudos” de Introdução À Sociologia para as alunos de Engenharia da Computação
Segunda-feira, 13 de outubro de 2025
- Sobre os temas:
O curso de Introdução a Sociologia é organizado em três temas, com subdivisões:
Tema 1: Introdução sobre o processo de formação da Sociologia: contexto histórico, precursores e fundadores, nomes iniciais da Sociologia, objeto de estudo, fronteiras com as demais ciências humanas e sociais.
Tema 2: Modernidade, modernizações e modernismos: definições conceituais. Tempo e espaço da modernidade. A modernidade como estilo de vida. As origens da modernidade no século XVI com o mercantilismo, o absolutismo, o renascimento e a reforma protestante. A ideia de Ocidente. A consolidação da modernidade nos séculos XVIII e XIX com o Iluminismo, as revoluções políticas e as revoluções industriais. Crise ou resistências à modernidade com a contracultura dos anos 1960.
Tema 3: Introdução aos clássicos da Sociologia.
Karl Marx e o capitalismo. O autor e os problemas de sua época. Classes sociais no capitalismo: burguesia, proletariado e lumpemproletariado. Exploração e alienação. A leitura marxiana do capitalismo.
David Émile Durkheim e a sociedade industrial. O autor e os problemas de seu tempo. O positivismo. A noção durkheimniana de sociedade. Sociedades simples e complexas. Solidariedade: mecânica e orgânica. A indústria e a divisão do trabalho social. Fatos sociais: o normal e o patológico. Anomia.
Max Weber e o Ocidente. O autor e os problemas de seu tempo. Ação, ação social, relação social, dominação legítima. A “reforma protestante e o espírito do capitalismo”. A ciência como vocação. Ciência e desencantamento da vida.
Avaliação: A avaliação de aproveitamento de estudos será feita em atividade individual escrita, com questões abertas e sem consulta.
Data da avaliação: A avaliação será realizada dia 10 de novembro de 2025, das 9 às 11 horas, na sala do LAPED. Os resultados serão divulgados em 12 de novembro de 2025.
2. Referências bibliográficas:
Sobre sociologia:
Recomendamos a leitura de quaisquer manuais de introdução à sociologia no ensino superior.
Sobre Modernidade:
BERMAN, Marshall. 1986. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras. Leitura indicada: introdução.
MAQUIAVEL, Nicolau. MCMLXXVI. O Príncipe. São Paulo: Cultrix.Leituras: Introdução e lição XXV.
WEBER, Max. 1992. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Livraria Pioneira Editora. Leitura: introdução.
Karl Marx e o capitalismo.
MARX, K. Engels, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Obs: Há diferentes edições. O texto encontra-se disponível na WEB.
ARON, Raymond. 1990. As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes. (Capítulo sobre Karl Marx)
David Émile Durkheim.
ARON, Raymond. 1990. As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes. (Capítulo sobre Durkheim)
DURKHEIM, David Émile. 1995. Da divisão do trabalho social. São Paulo: Martins Fontes.
DURKHEIM, David Émile. As regras do método sociológico. 1995. São Paulo: Martins Fontes.
Max Weber e o Ocidente.
WEBER, Max. 1992. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Livraria Pioneira Editora.
WEBER, Max. 1987. Conceitos básicos de Sociologia. São Paulo. Editora Moraes.
ARON, Raymond. 1990. As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes. (Capítulo sobre Weber)

Serviço de e-mail