MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Temas, referências e avaliação de “Aproveitamento De Estudos” de Introdução À Sociologia para as alunos de Engenharia da Computação

Segunda-feira, 13 de outubro de 2025
  1. Sobre os temas:

O curso de Introdução a Sociologia é organizado em três temas, com subdivisões:

Tema 1: Introdução sobre o processo de formação da Sociologia: contexto histórico, precursores e fundadores, nomes iniciais da Sociologia, objeto de estudo, fronteiras com as demais ciências humanas e sociais.

Tema 2: Modernidade, modernizações e modernismos: definições conceituais. Tempo e espaço da modernidade. A modernidade como estilo de vida. As origens da modernidade no século XVI com o mercantilismo, o absolutismo, o renascimento e a reforma protestante. A ideia de Ocidente. A consolidação da modernidade nos séculos XVIII e XIX com o Iluminismo, as revoluções políticas e as revoluções industriais. Crise ou resistências à modernidade com a contracultura dos anos 1960.  

Tema 3: Introdução aos clássicos da Sociologia.

Karl Marx e o capitalismo. O autor e os problemas de sua época. Classes sociais no capitalismo: burguesia, proletariado e lumpemproletariado. Exploração e alienação. A leitura marxiana do capitalismo.

David Émile Durkheim e a sociedade industrial. O autor e os problemas de seu tempo. O positivismo. A noção durkheimniana de sociedade. Sociedades simples e complexas. Solidariedade: mecânica e orgânica. A indústria e a divisão do trabalho social. Fatos sociais: o normal e o patológico. Anomia.

Max Weber e o Ocidente. O autor e  os problemas de seu tempo. Ação, ação social, relação social, dominação legítima. A “reforma protestante e o espírito do capitalismo”.  A ciência como vocação. Ciência e desencantamento da vida.

Avaliação: A avaliação de aproveitamento de estudos será feita em atividade individual escrita, com questões abertas e sem consulta.

Data da avaliação: A avaliação será realizada dia 10 de novembro de 2025, das 9 às 11 horas, na sala do LAPED. Os resultados serão divulgados em 12 de novembro de 2025.

2. Referências bibliográficas:

Sobre sociologia:

Recomendamos a leitura de quaisquer manuais de introdução à sociologia no ensino superior.

Sobre Modernidade:

BERMAN, Marshall. 1986. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras. Leitura indicada: introdução.

MAQUIAVEL, Nicolau. MCMLXXVI. O Príncipe. São Paulo: Cultrix.Leituras: Introdução  e lição XXV.

WEBER, Max. 1992. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Livraria Pioneira Editora.  Leitura: introdução.

Karl Marx e o capitalismo.

MARX, K. Engels, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Obs: Há diferentes edições. O texto encontra-se disponível na  WEB.

ARON, Raymond. 1990. As etapas do pensamento sociológico.  São Paulo: Martins Fontes. (Capítulo sobre Karl Marx)

David Émile Durkheim.

ARON, Raymond. 1990. As etapas do pensamento sociológico.  São Paulo: Martins Fontes. (Capítulo sobre Durkheim)

DURKHEIM, David Émile. 1995. Da divisão do trabalho social. São Paulo: Martins Fontes.

DURKHEIM, David Émile. As regras do método sociológico. 1995. São Paulo: Martins Fontes.

Max Weber e o Ocidente.

WEBER, Max. 1992. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Livraria Pioneira Editora.

WEBER, Max.  1987. Conceitos básicos de Sociologia. São Paulo. Editora Moraes.

ARON, Raymond. 1990. As etapas do pensamento sociológico.  São Paulo: Martins Fontes. (Capítulo sobre Weber)