CEFET Divinópolis participou da FEBRACE 2015
Segunda-feira, 23 de março de 2015
De 16 a 20 de março, aconteceu na Escola Politécnica da USP de São Paulo a décima terceira edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, reunindo trabalhos finalistas das mais diversas regiões do país. Este ano, Divinópolis foi representado pelo trabalho “Desenvolvimento de um Aeromodelo Elétrico Otimizado pela Aplicação de Conceitos Eletromecânicos e Robóticos” dos alunos Mateus M. Ribeiro e Sarah R. Salvino do curso técnico de Eletromecânica.
Mateus e Sarah apresentando se trabalho no estande da FEBRACE
De acordo com o orientador do trabalho, prof. Renato S. Dâmaso, o saldo foi bastante positivo tanto para os alunos quanto para ele. “Tenho a certeza de que hoje o Mateus (cujo depoimento pode ser visto aqui) e a Sarah são pessoas diferentes do que eram uma semana atrás. Já que trilharam o caminho de conceber um projeto, correr atrás do conhecimento que faltava, realizá-lo e, finalmente, defender suas ideias diante de seus pares, de avaliadores e visitantes da feira. Parabenizo a eles não só pelos resultados alcançados, mas também pela preparação e pelo entusiasmo com que apresentaram seu trabalho. Fiquem certos de que representaram muito bem ao CEFET, a Divinópolis e região.”
Outro ponto apontado pelo prof. Renato foi o destaque alcançado por algumas escolas de cidades pequenas e, aparentemente, com parcos recursos, tais como Três Lagoas no Mato Grosso do Sul, Juazeiro do Norte no Ceará e Abaetetuba no Pará, de onde veio Gilberto L. S. da Silva, escolhido o Professor Destaque desse ano. Perguntado qual era seu segredo, ele confidenciou: “Geralmente, eu não trabalho com os alunos que tem as maiores notas. Talvez o meu mérito esteja em identificar os alunos mais motivados, dando a eles as condições mínimas para manter essa motivação. Ou seja, ciência não é para quem pode, ciência é para quem quer.”
Conclui o prof. Renato: “Da minha parte, foi muito bacana ver que no Brasil temos muitos estudantes (e professores) que querem. Querem a busca. Querem o trabalho. Querem algo para o outro, e não só para si mesmo. Ver aquele brilho nos olhos de tantos que, com bem menos que nós, fizeram coisas admiráveis. Num país com tantos problemas, para mim foi uma semana de renovar as esperanças em dias melhores.”
Agradecemos à SICOOB Lagoacred Gerais e à Transportadora Lagoapratense pelo patrocínio e ao CEFET-MG e à FAPEMIG pelo apoio ao trabalho.