Reunião em Brasília discute parceria do Cefet-MG com empresa ferroviária
Sexta-feira, 23 de março de 2012
Em sentido horário – O diretor-geral do Cefet-MG, Márcio Basílio, Aléssio Barros e Marco Antônio de Oliveira, da Setec.
Reunião em Brasília discute parceria do Cefet-MG com empresa ferroviária
Cefet-MG e Valec deram mais um passo para firmar um acordo de prestação de serviços. Em reunião nesta quinta, 22, em Brasília, o presidente da Estatal da área de ferrovias, Eduardo Castello Branco, comumicou a contratação da Deutsche Bahn (DB), empresa alemã de logística em transporte. A DB dará assessoria ao Governo na gestão da malha ferroviária e também irá assessorar Cefet e engenheiros da Valec na elaboração das normas de certificação de serviços e pessoal ligado ao setor ferroviário.
Além do diretor-geral do Cefet-MG, professor Márcio Basílio e do diretor do Cefet Divinópolis, Luiz Carlos, participaram da reunião com o presidente da Valec, o deputado federal Jaime Martins (PR-MG), o diretor de ensino Luiz Cláudio, a presidente da Fundação CefetMinas, Maria Celeste Monteiro de Souza Costa e o diretor-geral da DB para as Américas Wolfgang Franz Pelousek, além de representantes da empresa no Brasil, da FCA/Vale e MRS, concessionárias de ferrovias. A DB irá também ajudar na elaboração do projeto de criação do Centro de Excelência em Ferrovias, que seria implantado junto ao câmpus do Cefet-MG Divinópolis.
Divinópolis tem a maior oficina de trens da América Latina, segundo Carmem Maron, da FCA. “Só isso justifica o investimento nesse projeto de criação do centro de excelência na cidade”, opina. “As empresas de ferrovia têm uma demanda anual de cerca de 1000 maquinistas e temos de formar todos”, completa para argumentar sobre a importância da parceria com o Cefet-MG.. “Estou muito feliz com essa pareceria [da DB com a valec] porque vejo muito potencial de expansão da rede ferroviária no Brasil”, diz o diretor-geral da DB, Wolgang Franz Pelousek. Para quantificar esse potencial, Pelousek usou a Alemanha como exemplo: “No meu país temos 64 mil quilômetros de ferrovias”. O Brasil, com uma extensão territorial 23 vezes maior, tem cerca de 28 mil km de trilhos.
Curso – Após a reunião na Valec, o diretor-geral Márcio Basílio e os diretores Luiz Carlos e Luiz Cláudio se encontraram com o secretário da Secretaria de Educação Tecnológica, Marco Antônio de Oliveira. Além de conhecer o novo secretário, que assumiu há poucas semanas, os dirigentes do Cefet-MG expuseram a ideia de se criar em Divinópolis um curso técnico na área de ferrovia. O secretário ouviu dados sobre a relação de Divinópolis com a área ferroviária e se disse aberto a analisar o projeto, quando for encaminhado.Também participou do encontro o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Aléssio Trindade de Barros.