MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Divinópolis conquista 108 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Quarta-feira, 12 de novembro de 2014

A solenidade de entrega das medalhas será realizada na próxima sexta-feira (14/11), às 8h, no Teatro Municipal Usina Gravata

Divinópolis foi novamente destaque na educação, desta vez em uma competição em nível nacional. Estudantes de sete escolas do município participaram com êxito da edição 2014 das Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica e garantiram medalhas de ouro, prata e bronze. Ao todo, 108 alunos divinopolitanos foram medalhistas da 17ª edição das olimpíadas. A solenidade de entrega de todas as medalhas será realizada na próxima sexta-feira (14/11), às 8h, no Teatro Municipal Usina Gravatá.

A competição estudantil reuniu 772.257 alunos, distribuídos por 8.648 escolas participantes nas esferas municipal, estadual, federal e privada.
A Escola Municipal São Geraldo conquistou 12 medalhas. Entre as escolas estaduais, participaram a Antônio Gonçalves de Matos, que receberão quatro medalhas, e a Jovelino Rabelo, duas medalhas. Na esfera federal, o Cefet teve sete medalhistas. Entre as escolas privadas, participaram da olimpíada a Crescer Podium, com 42 alunos premiados, o Centro Educacional e Recreativo Santa Clara, com 14 alunos medalhistas, e Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração, com 27 alunos.

Para a diretora da Escola Municipal São Geraldo, Maria da Glória Raposo, a conquista foi possível pela dedicação e pelo trabalho integrado entre alunos e educadores. “Conquistar um resultado como esse mostra que o trabalho vem dando certo. Para os alunos, participar dessa olimpíada é uma experiência muito importante, porque além de fomentar o interesse das crianças pela astronomia, astronáutica e ciências afins, a olimpíada pode contribuir na escolha de uma carreira profissional ligada à área”, afirma Maria.

 

OBA

A XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), entre os alunos de ensino fundamental e médio em todo o território nacional, regularmente matriculados em instituições de ensino médio e/ou fundamental. Não há restrição quanto ao número mínimo ou máximo de alunos participantes por escola
Por meio do site www.oba.org.br, as escolas fizeram as inscrições gratuitamente dos alunos para avaliação sobre o tema Astronomia e Astronáutica. O projeto possui uma única fase, e consiste na realização de uma prova, aplicada no dia 16 de maio de 2014. Através da correção, e de acordo com as notas mais altas, são conferidas aos alunos medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificado de participação.

O projeto tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências, visando promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Para a secretária municipal de Educação, Rosemary Lasmar, os resultados reafirmam o talento e dedicação do município. “Foi muito importante a participação dos alunos na olimpíada, principalmente pela singularidade, fascínio que esse projeto proporciona. As notas altas dos participantes mostram o despertar do interesse e o senso de pesquisa de nossos professores e alunos sobre o tema. Todos estão de parabéns por mais uma conquista”, comemora a secretária

 

Créditos: Assessoria PMD/Divulgação