MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

SOLIDARIEDADE: ALUNOS TROCAM SALA DE AULA POR VISITA A ASILO E EMOCIONAM IDOSOS

Quinta-feira, 10 de agosto de 2017

foto-1-1Além de muito carinho, amor e atenção, estudantes também levaram alimentos para um café comunitário e doações de materiais de limpeza, higiene pessoal, roupas, presentes e pantufas confeccionadas por eles próprio, do curso técnico de moda do CEFET-MG unidade Divinópolis.

.

Os 60 idosos atendidos pelas Obras Assistenciais Frederico Ozanan, em Divinópolis, tiveram uma tarde especial na sexta-feira, do dia 7 julho, quando receberam a visita dos estudantes do Curso Técnico em Produção de Moda do CEFET-MG unidade Divinópolis. Os alunos levaram produtos de higiene, itens de limpeza, produtos alimentícios, arrecadados entre os alunos e as pantufas confeccionadas por eles próprio no laboratório de moda da instituição. Também levaram roupas e presentes, doados pelos pais, professores, amigos e, principalmente, muito amor, carinho e atenção para com os idosos. “Todos aqui são extremamente carentes. Alguns nunca recebem visitas. Ações como esta fazem muito bem a eles”, comentou Jaqueline Souza, organizadora da entidade.

 

Clique aqui e acesse a reportagem do Jornal MGTV

Esse projeto intitulado “Aconchegando os pés e satisfazendo corações” coordenado pelo professor Giovani Santos teve como objetivo promover a produção de pantufas feitas de tecido especial para aconchegar os pés dos idosos nessa época de baixas temperaturas na região. Contudo, a principal ideia deste projeto social foi despertar nos alunos e demais envolvidos o espírito de solidariedade e humildade com aqueles que tanto cuidou de nós; os idosos que na maioria das vezes são esquecidos pelas famílias nos asilos. Foi realizada uma campanha de arrecadação de produtos de higiene e mantimentos que foram doados aos idosos. A campanha mobilizou toda a comunidade acadêmica do CEFET, unidade de Divinópolis-MG.

Na visita, houve ainda momentos de entretenimento, como a realização do café para todos os idosos e a entrega os objetos arrecadados na campanha realizada pelos alunos, com por exemplo: roupas, cobertores, materiais de higiene pessoal, materiais de limpeza, alimentos e as pantufas que foram produzidas pelos professores e alunos do Curso Técnico em Produção de Moda do CEFET-MG Campus Divinópolis. Além da doação dos produtos, os alunos realizaram as atividades: contar estórias, bate-papo entre os alunos e os idosos, apresentação de música, entrega dos presentes.

Para a aluna Isabela Barros do curso de Produção de Moda “O aprendizado com este projeto social foi muito gratificante, foi uma experiência nova, pois tivemos o convívio com a realidade desses idosos, no aspecto humano de cada um”. Conversei com um idoso que me contou que era o idoso mais antigo na instituição. Sem família, foi criado em um orfanato e depois passou a viver nas ruas. Há dez anos, ele nunca recebeu uma visita durante todos estes anos, mas com esse projeto a rotina foi diferente e ele aproveitou bastante o carinho dos alunos voluntários.

Um dos momentos mais descontraídos da visita foi quando a senhora Maria do Socorro da Silva ganhou um novo amigo, um “Ursão” que rapidamente apelidou de “Antônio”. Nesse momento, registramos a foto com ela, o aluno, o coordenador do curso de moda e o “Ursão”, ambos com o mesmo nome “Antônio”:

foto-2

Entrega do ursão apelidado de Antônio.

Durante toda a tarde, os estudantes realizaram atividades juntos com os idosos. As alunas assumiram o papel de manicure e fizeram as unhas das senhoras. Outros alunos doaram bijuterias para incrementar o visual dos idosos, e fora a boa conversa entre os alunos e os idosos. Segundo senhor Ivo ele adora conversar com os adolescentes. “Eu gosto de conversar, gosto da alegria dos jovens. Eles deveriam vir aqui todos os dias”, disse Senhor Ivo empolgado.

 

Outro momento especial da visita, que comoveu a todos os presentes foi o relato de uma mãe que se mudou para o asilo especialmente para cuidar de sua filha que está passando por alguns problemas de saúde e precisando de atenção especial. Veja o beijo carinhoso dessa mãe com sua filha (atitude exemplar):

foto-3

O amor da mãe e da filha, residentes ao asilo

A visita à entidade faz parte do NUPEV (Núcleo de Pesquisas do Vestuário de Divinópolis). O NUPEV é um grupo de pesquisas do curso de criação de moda do CEFET (campus Divinópolis) e tem o objetivo de desenvolver pesquisas e estudos relacionados ao setor do vestuário, também busca unir o ensino, a pesquisa e a extensão, com o intuito de estabelecer uma maior integração entre a academia e as necessidades sociais e econômicas da região. Visite o blog do NUPEV (http://nupevcefet.blogspot.com.br/). Através de ações realizadas durante todo o ano, a iniciativa estimula a prática da solidariedade entre os estudantes. Maria Fernanda e Viviane Teixeira estão entre as alunas que participam do projeto desde do início deste ano. “Em cada visita nós aprendemos algo diferente. Aqui, por exemplo, me surpreendi com a alegria da dona que ganhou o ursinho e também quando a pantufa confeccionada por nos foi colocada nos pés dos idosos, isso me comoveu”, contou Maria Fernanda.

 

O professor Giovani Santos, coordenador deste projeto, afirma que os alunos estão cada vez mais engajados com o projeto. “Acreditamos nestes alunos como adultos. São jovens cidadãos cada vez mais comprometidos em ajudar o próximo”, comenta. Além de ser um trabalho integralizado multidisciplinar, este projeto promoveu a grande inter-relação das disciplinas coligadas do curso, e com isso tenho que agradecer de coração, pelo apoio que tive dos professores do curso para que este projeto fosse realizado com grandes resultados. Confira outras fotos da visita:

foto-4

Alunos confeccionado as pantufas no laboratório de moda.

foto-5

Entrega dos mantimentos e alimentos arrecadados

foto-6

Realização do café da tarde com os idosos

foto-7

Recreação dos alunos e idosos

foto-8

Entrega das pantufas e presentinhos

APRENDA A FAZER UMA PANTUFA

foto-9

 A pantufa é uma ótima sugestão de presente ou uma peça para ganhar um dinheiro a mais. Não é difícil produzir a sua própria pantufa. Além disso, ela é uma ótima sugestão de presente ou uma peça de rápida confecção para ganhar um dinheiro a mais. Siga o passo a passo, com molde. Mãos à obra!

 

 

Par de pantufas confeccionas pelos alunos do técnico de moda.

Materiais:

• 30 cm de feltro, na cor de sua preferência;
• 30 cm de feltro na cor preta;
• 30 cm de manta acrílica ou manta de algodão;
• linha para bordar, cor diferente e na cor escolhida para a cor (do feltro) da pantufa;
• 4 botões em forma de flor;
• agulha para bordar;
• tesoura de tecido, bem afiada.

Montagem:

• Cortar a parte de cima da pantufa, 4 X no feltro colorido e 2 X na manta.

Como montar feltro / manta / feltro:
• Alfinetar e alinhavar em toda a volta.
• Bordar com ponto caseado, utilizando a linha de bordar da cor da pantufa, a parte que fica no peito do pé.
• Prender dois botões em cada parte.
• Com a linha, bordar caules com ponto correntinha e as folhas com ponto laçada.
• Cortar o piso da pantufa, 2 X no feltro colorido e 2 X na manta.
• Cortar a sola da pantufa, 2 X no feltro preto.

Como montar feltro colorido / manta / feltro preto:

• Alfinetar e alinhavar em toda a volta.
• Alinhavar cada pé, dessa maneira:
• Prender o meio da parte de cima, com o meio da sola/piso.
• Alinhavar de ponta a ponta.
• Com a linha da cor da pantufa, bordar, costurando com ponto caseado, toda a volta da pantufa.

Dicas:

• Você pode utilizar para a sola qualquer cor de feltro de sua preferência (mais escura que a da pantufa), um EVA fininho e proceder como fez com o feltro.
• Você pode fazer a pantufa em soft no lugar do feltro e utilizar uma palmilha para a sola.
• Proceda da mesma forma, só que, quando alinhavar, vire as bordas do soft para dentro.
• No verão, você pode utilizar o mesmo o molde usando tecido em algodão.

 

Utilize o molde abaixo como referência:

foto-10