MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Tudo pronto para a 17ª Semana C&T e 31ª META; participe

Sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Os eventos ocorrerão de 8 a 12 de novembro no YouTube, Instagram e Facebook

O CEFET-MG dá início, no dia 8 de novembro (segunda-feira), a dois eventos tradicionais de divulgação científica organizados pela Instituição: a 17ª Semana de Ciência & Tecnologia e a 31ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META). Os eventos ocorrerão de 8 a 12 de novembro de forma virtual, apresentados no YouTube, Instagram e Facebook. Ao todo, estão selecionados 53 trabalhos da Semana C&T e 65 pesquisas da Meta.

Na META, as pesquisas selecionadas vão se apresentar de acordo com a categoria, agrupadas por área de conhecimento e as modalidades “Inovação Tecnológica” ou “Modelo Didático”. Os trabalhos serão avaliados por meio de banner, pôster e vídeo, que já estão disponíveis no site do evento. Haverá, ainda, premiação para o vídeo mais curtido. O presidente da comissão da META, professor Ezequiel Costa, está com grandes expectativas para o evento. “A grande característica da META é a qualidade dos trabalhos, já que desenvolve nas equipes um grau de autonomia e maturidade suficientes para discernir a relevância dos aspectos científicos”, afirma.

A presidenta da comissão organizadora da Semana, Sônia Miranda, por sua vez, diz o que espera da C&T em 2021: “A 17ª Semana C&T conseguiu superar adversidades provocadas pelo contexto da pandemia e da situação da pesquisa e ciência no país. Nesta edição, tivemos mais de 250 inscrições, com 217 trabalhos aprovados, número que supera muito o que foi previsto. Agora, esperamos ultrapassar o número de participantes nas lives do evento”.

No dia 8, haverá as palestras “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, com a professora Cristiana Brito, da Fiocruz Minas, e “A participação da Fapemig no fomento, no desenvolvimento tecnológico, nas inovações e na comunicação científica do estado de Minas Gerais”, como o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, Marcelo Speziali.

Semana C&T e META

A Semana C&T terá como temática “A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o planeta”. O evento ocorre anualmente de acordo com o calendário promovido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia do Governo Federal. O objetivo é reunir alunos, professores, funcionários e comunidade em geral em torno de debates, seminários, minicursos e conferências sobre cultura, ciência e tecnologia em diversas áreas do saber.

A META é um evento de caráter científico e tecnológico, promovido pelo CEFET-MG desde 1978, que divulga para a comunidade interna e externa, trabalhos desenvolvidos por alunos e ex-alunos.

Programação

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG