MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Laboratório MAKER – Divinópolis

Sexta-feira, 6 de maio de 2022

O Laboratório CEFET Maker é um ambiente aberto, amigável, criativo, inovador, colaborativo e propício para o desenvolvimento de diferentes atividades e projetos de ensino, de pesquisa e de extensão que tenham como princípios as práticas da Cultura Maker, por meio da articulação entre espaço físico e equipamentos. A sua ocupação e uso é para fins educacionais, técnicos, tecnológicos e sociais, com abordagem multi, inter ou transdisciplinar, bem como por meio do uso de metodologias ativas que colocam alunos, professores e servidores como atores dos processos de construção de conhecimentos e tecnologias.

Cultura Maker ou Movimento Maker, tem suas origens relacionadas com as práticas da cultura Do It Yourself (DIY – Faça Você Mesmo). De acordo com essa “cultura moderna”, qualquer pessoa pode construir, consertar, modificar e fabricar objetos, máquinas, projetos e processos com suas próprias mãos.

O Movimento Maker ampliou essa questão em uma vertente mais técnica e tecnológica que avança e desloca meios de produção antes inseridos em estruturas industriais e agora nas mãos das pessoas por meio de práticas que simplificam procedimentos e conferem autonomia para a produção de objetos, máquinas e processos.

O Make It Yourself (MIY – Produza Você Mesmo) absorve a ampla gama de informações disponibilizadas pelas tecnologias da informação e digitais e envolve, cada vez mais, maior número de adeptos.

O Campus Divinópolis gera, a partir da implantação do Laboratório CEFET Maker, um ambiente altamente propicio ao desenvolvimento da cultura Maker, que ofertará cursos que se complementam em suas linhas de trabalho. O Laboratório Maker está disponível para trabalhos com a comunidade interna e externa do CEET-MG, a partir de propostas de tarefas a serem desenvolvidas, após aprovadas pelo grupo gestor do laboratório. Podemos definir os seguintes integrantes da Comunidade interna e externa e a lista de atividades que podem ser propostas para serem desenvolvidas no Laboratório CEFET Maker :

A execução de qualquer atividade proposta no laboratório fica dependente da autorização do grupo gestor, disponibilidade de equipamentos e materiais e horário.

Os horários preenchidos contam com a presença de alunos responsáveis pelo funcionamento do laboratório e são os horários em que devem ser propostas as atividades a serem desenvolvidas.

Qualquer dúvida, sugestões, envio de propostas de atividades e solicitações de uso do laboratório deverão ser encaminhados para o e-mail: labmakercefetv@gmail.com