MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET-MG Campus Divinópolis inaugura Geladeira Literária

Sexta-feira, 17 de novembro de 2023

No último dia 7 de novembro, o CEFET-MG Campus Divinópolis inaugurou sua Geladeira Literária. A iniciativa, que visa disseminar a literatura e incentivar o hábito da leitura, é uma parceria entre o Grêmio Tertúlia e as professoras Maria Isabel Rios de Carvalho Viana, Alba Valéria Aparecida Durães, Natália Mariloli Santos Gia- rola Castro e a bibliotecária Maria Inês Passos Pereira Bueno.

A Geladeira Literária proporciona aos alunos, professores e servidores da unidade a oportunidade de terem acesso a livros de forma gratuita. A ideia é simples e eficaz: os livros ficam à disposição em uma geladeira adaptada para este fim, e qualquer pessoa interessada pode pegar um exemplar para ler. ”Sirva -se à vontade e sem moderação” é a ideia da Geladeira. Não há prazo definido para a devolução, pro- movendo assim a liberdade na escolha do tempo dedicado à leitura.

O projeto também incentiva a doação de livros, permitindo que os usuários con- tribuam para a expansão do acervo. A Geladeira Literária opera sob a confiança e o respeito mútuo, sem a necessidade de fiscalização, confiando na responsabilidade dos usuários para manter o funcionamento e a sustentabilidade do projeto.

Um destaque especial do evento foi o concurso promovido pelo Grêmio Tertúlia Página 2 de 3 para eleger o melhor projeto artístico de pintura da geladeira literária. O projeto vencedor foi concebido pelas talentosas alunas Larissa Grasyela Aquino Resende Costa, Mariana Ferreira Manoel, Eduarda Botelho Nunes, Lara Petreli Oliveira Pereira, Lívia Vitória Mendonça Costa, Maria Eduarda Pereira Santos, Raissa Gabryela Aquino Resende Costa, Isabella Nascimento de Azevedo e Laís Rachid Silva.

A Geladeira Literária não apenas oferece uma oportunidade única para os membros da comunidade acadêmica se envolverem com a leitura, mas também destaca a importância da colaboração entre estudantes e professores na promoção de iniciativas culturais e educacionais. Este projeto representa um passo significativo na construção de uma comunidade mais leitora, conectada e participativa no Campus Divinópolis.