MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Ancestralidade é o tema do 7º Seminário de Moda, Gestão e Design – SEMGED

Segunda-feira, 27 de novembro de 2023

O evento é aberto ao público e tem como objetivo criar um espaço interdisciplinar de diálogos acadêmicos 


O 7º Seminário de Moda, Gestão e Design – SEMGED acontece entre os dias 28 e 30 de novembro de 2023, no Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET-MG/Campus Divinópolis. O evento, gratuito, organizado pelo Grupo Núcleo de Pesquisa em Vestuário e Moda – NUPEVEM, é aberto ao público e tem como objetivo criar um espaço interdisciplinar de diálogos acadêmicos a partir de debates científicos, tecnológicos, culturais e artísticos e promover a interação entre ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, o NUPEVEM tem como parceiros o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG/Divinópolis), a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG Divinópolis), o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTEMG – Muriaé) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
O tema do evento de 2023, da maior importância, está no centro do pensamento e das discussões contemporâneas sobre a humanidade e revela o espírito do nosso tempo, o Zeitgeist. Como fenômeno cultural que, simultaneamente, espelha e concebe as transformações que ocorrem na sociedade, a Moda vem dando bastante ênfase à temática. A inter-relação entre moda e ancestralidade, no entanto, precede essa tendência, já que Moda é linguagem e, enquanto discurso, se faz na história, é locus onde as ideologias, as identidades, as corporalidades e suas performances são materializadas e historicizadas. É natural, portanto, que produtos de moda integrem saberes e fazeres, e referenciem elementos simbólicos de diversas culturas e épocas.


O olhar contemporâneo da Moda para a ancestralidade diz sobre a urgência de se reconhecer a pluralidade e a riqueza de culturas silenciadas e pouco representadas, a relevância do diálogo intercultural para dar impulso à conscientização a respeito da diversidade e inclusão – assuntos caros à inovação – e construir um legado para a existência cotidiana. Nesse viés, o SEMGED enfatiza, por ampliação e afinidade, a inclusão das minorias.
Para tratar dessas questões, que colocam em relação o Design, a Moda e a Ancestralidade, o SEMGED contará, além das instituições parceiras, com a presença de instituições representativas do segmento da moda, a saber: ACID, ONG Lixo Cidadania, SENAI, SENAC, SINVESD e SOAC.
A programação, além de uma mesa-redonda composta por autoridades no assunto e apresentação de trabalhos acadêmicos, incorpora exibição cultural, lançamento de livro, exposição e desfile. 
Para mais informações, basta acessar o site https://www.semged.cefetmg.br