MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Desfile “Novos criadores de Moda” mostra criações dos(as) estudantes do curso bacharelado em Design de Moda

Segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Moda inclusiva, diversidade e representatividade foram as principais temáticas das coleções apresentadas no evento.  

Aconteceu na noite da última quinta-feira, 30 de novembro de 2023, o primeiro desfile das coleções dos discentes do curso bacharelado em Design de Moda do CEFET-MG/ Campus Divinópolis. Denominado “Novos Criadores de Moda”, o evento encerrou o 7º Seminário de Moda, Gestão e Design – SEMGED e contou com a presença de professores, estudantes e familiares. As apresentações foram divididas em cinco blocos temáticos, nomeados: “Moda Inclusiva, “Mineiridade”, “Natureza e Sustentabilidade”, “História da Moda” e “Pluralidade”.  

desfile abriu com modelos PCDs (Pessoas com Deficiência), e os(as) alunos(as) organizaram um evento todo inclusivo e colocaram no palco uma intérprete de libras e a apresentadora, Fernanda Ferreira, descrevia todas as peças que eram desfiladas.  

A discente Samantha Nunes criou uma coleção de moda inclusiva com as colegas de turma Átilen Gomes e Laene Eliza. Ela acredita que a moda é uma ferramenta de expressão e mudança social. “O design de moda deve contemplar toda a diversidade, e isso inclui o corpo com deficiência, as particularidades de cada indivíduo, bem como a funcionalidade e a estética. Diante disso, o mercado de moda precisa repensar sobre as pessoas com deficiência e, principalmente, criar mais roupas voltadas para esse público” – afirma.  

A estudante Gabriela Costa comentou que o desfile é uma motivação para seguir trabalhando com moda. “Esse evento é importante para termos o prestígio de mostrar as nossas criações para as outras pessoas e ter contato também com as coleções de outros colegas do curso. É muito gratificante, pois foram anos de preparação para esse momento final e ver o resultado é satisfatório e me deixa feliz” – comentou.  

Para os(as) modelos, a experiência na passarela também foi um momento emocionante. “É uma experiência muito legal, me senti poderosa ao usar a criação de uma amiga e poder usar a peça que ela criou e ter em mim um pedacinho do que ela acredita como moda. Confesso que foi gratificante. É a primeira vez que eu estou tendo contato com esse universo e eu estou gostando disso, e de ver as outras criações também, pois aqui consigo perceber o conceito por trás das coleções.” – destacou Laura Camargos, que desfilou com peças da amiga Gabriela Costa.    

Já para a modelo Isabelle Corrêa, a sensação foi de euforia. “Estou com ansiedade, mas é divertido estar aqui, principalmente porque vou desfilar para ajudar uma amiga, que sempre me pediu para ser modelo de suas criações. Esse evento é muito importante para mostrar para o público divinopolitano, que tem muita gente talentosa na cidade e na região, que foge do óbvio” – ressaltou. 

O público elogiou as coleções e a proposta de um desfile inclusivo. Letícia Ferreira, que estava na plateia, enfatizou a importância das coleções de moda inclusiva e a abordagem dessa pauta pelos(as) alunos(as) da instituição de ensino em suas produções. “Achei incrível a forma como colocaram as pessoas com deficiência na passarela e abordaram a questão da inclusão, de uma forma muito leve e com um propósito bonito, uma vez que esse evento mostra para o público que as pessoas com deficiência também têm que ter acesso à moda. Isso, atualmente, é muito difícil de encontrar, principalmente nas lojas de departamento. Vemos uma produção e consumo desenfreado, porém, nem sempre a indústria pensa nas pessoas que têm algum tipo de deficiência. É muito interessante ver como o CEFET-MG abre espaço e dá importância para essa temática, e eu estou muito feliz e satisfeita de ver a inclusão que a instituição traz com esse projeto” – reforçou.  

A Professora Clícia Machado sintetizou o sentimento de alegria do corpo docente ao ver as criações dos discentes na passarela.  “Para os estudantes, esse desfile é importante para que eles possam mostrar suas criações e se colocarem no mercado, ou seja, é o momento de eles apresentarem tudo aquilo que foi aprendido e desenvolvido no decorrer do curso. Para os professores, o sentimento de gratidão. É uma felicidade ver os alunos apresentarem o que aprenderam e saber que nós fizemos parte dessa construção” – conclui.