MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Formatura dos Alunos do ProRobot

Terça-feira, 19 de dezembro de 2023

No último dia 13 de dezembro de 2023, foi realizada no auditório do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerias (CEFET MG) campus Divinópolis a formatura dos estudantes do curso de “Iniciação a Programação de Computadores e Robótica” ProRobot. Este curso é um projeto que está em execução desde agosto de 2016. Foi idealizado pelos Profs. Alisson Marques e Eduardo Habib do Curso de Informática e conta com a participação do Pedagogo Anderson Ribeiro desde então. Atualmente projeto é coordenado pela Profª. Thabatta Araújo conjuntamente com o Pedagogo Anderson Ribeiro e é uma parceria entre o CEFET-MG campus Divinópolis com Escolas Municipais e Estaduais.

O ProRobot visa promover e estimular o interesse em programação de computadores e robótica nos alunos de escolas rede pública de educação do município de Divinópolis/MG. Acredita-se que o ensino de programação e robótica aos alunos do ensino fundamental contribua como ferramenta para melhorar o desempenho escolar em matérias que necessitam de raciocínio lógico matemático, além de viabilizar a inclusão digital. Desde que iniciou, o projeto possui parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis e já conta com a participação de mais de 200 discentes aprendizes. A cada ano letivo são atendidos mais de 60 estudantes de maneira gratuita. Os instrutores dos cursos são estudantes matriculados nos cursos técnicos do CEFET MG.

Onze estudantes receberam os certificados de conclusão dos dois módulos do cursos em uma cerimônia com a participação das famílias e a comunidade cefetiana (Pablo Henrique S. da Silva, Luiz Felipe S. Machado, Maria Rita C. S. dos Santos, Gabriela Ferreira de Almeida, Kamilla Victoria F. Carvalho, Gabriel de Castro Nascimento, Iago Ribeiro, Gabriel Bertodes Moreira, Vinícius A. Miranda, Vinícius Mendonça Ferreira.). Os demais estudantes concluíram o módulo 1.

As escolas parceiras em 2023 foram: EM Padre Guaritá, EM Prof. Bahia, EM Benjamin Constant, EM Padre João Bruno, EM Prof. Odilon Santiago, CETEPE, EM João Gotijo da Fonseca, EE Armando Nogueira, EE São Francisco de Assis, EE Ilídio da Costa Pereira, EE Antônio da Costa Pereira.

Gostaríamos de agradecer às nossas alunas e alunos cefetianos que atuaram como monitores durante todo ano de 2023: Ana Julia Santos Machado, Debora Vitória do Amaral Vidal, Diego Henrique Almeida Trindade, Gabriel Ferreira Rodrigues, Gabriel Henrique Oliveira, Giovanna Falbo Corradi Bezerra Drumond, Guilherme Alvarenga de Azevedo, Júlia Rezende Gomes Rocha, Kaíki Vilela Ribeiro de Souza, Kemily Rezende Silva, Lorena Dutra Blandin, Maria Eduarda Teixeira Souza, Matheus Emanuel da Silva, Maysa Aparecida Jeremias, Milena Heringer Leal Silva, Mirella Loiola de Souza Silva e aos coordenadores Thabatta Araújo e Anderson Ribeiro.