MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

As PadaWoman iniciam a primeira turma de oficinas de tecnologia e informática para mulheres em vulnerabilidade

Terça-feira, 23 de abril de 2024

No dia 3 de abril, o CEFET-MG Campus Divinópolis, iniciou a primeira oferta de oficinas de tecnologia e informática para mulheres. A ação faz parte de um conjunto de atividades promovidas pelo grupo “As PadaWoman” por meio do projeto de extensão “As PadaWoman: elevando vozes, elevando mulheres”, do Departamento de Computação de Divinópolis. O projeto é uma iniciativa para combater a desigualdade de gênero em nossa sociedade, concentrando-se no empoderamento das alunas do CEFET-MG campus Divinópolis e na inclusão digital de mulheres em situação de vulnerabilidade no município.

As oficinas ocorrerão semanalmente de abril a julho, e recebem como principal público mulheres da comunidade externa, incluindo mães e familiares dos alunos. Nessas oficinas, o foco principal é capacitar as mulheres para habilidades essenciais em tecnologia, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para navegar com confiança e autonomia no mundo digital. O principal instrumento utilizado são celulares recebidos pela parceria CEFET-MG e Receita Federal. Dentre os assuntos abordados, estão o cadastro na plataforma SouGov, a elaboração de currículo e a criação de e-mail. Com isso, a iniciativa, além de inclusão digital, também promove cidadania para as mulheres atendidas.

Os encontros são organizados e conduzidos por alunas do Curso Técnico em Informática e alunas da graduação em Engenharia da Computação. Para a aluna Samira, aluna do curso técnico e tutora na oficina, “acreditamos firmemente que ao investir no empoderamento e autonomia das mulheres, não estamos apenas transformando vidas individuais, mas também contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva. Estamos comprometidas em continuar nosso trabalho e expandir nosso impacto, capacitando cada vez mais mulheres a conquistar seu espaço e alcançar seu pleno potencial no mundo da tecnologia e além”.

A oferta para uma segunda turma já está garantida, com inscrições previstas para agosto deste ano de 2024. Todas as mulheres são bem-vindas e incentivadas a se inscrever.

Quem se interessar sobre a ação pode obter mais informações pelo e-mail padawoman@gmail.com, ou pela página do projeto no Instagram @aspadawoman.